SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A cidade de Manaus (AM) ficou novamente encoberta por fumaça e registrou qualidade do ar “perigosa” na manhã desta quarta-feira (11).
O dado foi divulgado pelo site World Air Quality Index, que monitora a qualidade do ar no mundo todo. A capital do Amazonas tem sofrido com poluição decorrente de queimadas. Segundo a Prefeitura de Manaus, foram registrados 504 focos de incêndio no estado nos últimos dois dias.
De acordo com o monitor, a cidade alcançou pior momento ao meio-dia, com 502 pontos. Quanto mais próximo de zero, menos poluído está o ar no local.
Além de Manaus, outros locais registraram qualidade do ar ruim. Grado (Espanha) registrou 895 pontos; Dinapore (Índia) marcou 597 pontos. Enquanto isso, cidades como Toronto (Canadá) e Grenchen (Suíça), não registraram poluição aérea alguma e marcaram 0 ponto.
Imagens compartilhadas nas redes mostram a cidade tomada pela fumaça, com visibilidade baixíssima. Internautas disseram sofrer com o evento, com alguns afirmando que está “impossível de respirar”, que estão com “nariz queimado” ou com náuseas.
Em suas redes sociais, a Prefeitura de Manaus orienta os moradores da cidade a fecharem janelas, usarem máscaras quando entrarem em contato direto com a fumaça e a se hidratarem bem. A recomendação do World Air Quality Index é que todos os habitantes da região evitem sair de casa.
Redação / Folhapress