Promessa de campanha do governador João Dória (PSDB), o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Ribeirão Preto foi criado nesta terça-feira (27). O decreto que cria o Batalhão foi publicado no Diário Oficial do Estado. A publicação, entretanto, não estipula data para início das atividades. A Prefeitura de Ribeirão, entretanto, informou que isso aconteça até 15 de dezembro.
Ao todo, segundo o governo do Estado, 268 policiais militares atuarão no batalhão. O novo Baep vai atender a 93 municípios da região, o que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, corresponde à população de 3,7 milhões de moradores.
O Baep de Ribeirão, o 11º do Estado, responderá diretamente ao Comando de Policiamento do Interior-3 (CPI-3). A implantação das unidades ficará sob a responsabilidade do Comandante Geral da Polícia Militar.
Segundo o prefeito Duarte Nogueira, o Baep será composto por equipes que atuam de forma semelhante ao policiamento de choque. “Os policiais que atuarão no 11º Baep devem passar por treinamento no Comando de Policiamento de Choque, com o padrão Rota. Eles serão treinados para efetuar patrulhamento tático, possuir conhecimentos em gerenciamento de crise, apreensão de artefatos explosivos além de ser capacitados para o patrulhamento em locais de risco”, explicou o chefe do Executivo.
Promessa
Durante a campanha, Dória chegou a declarar, em entrevista, que Ribeirão receberia o primeiro Baep a ser criado em seu governo, o que efetivamente não ocorreu.
“Ribeirão Preto será uma delas porque o problema, infelizmente, é recorrente em Ribeirão. Taubaté será a segunda. A terceira nós estamos decidindo. Serão três batalhões especiais, cada um com 300 policiais militares – é a Força Tática e a Rota, é a elite da elite”, declarou, na ocasião, o governador, em entrevista a TV Globo, na capital.
Em março, durante a Agrishow, o governador informou que o batalhão seria criado até outubro e que iria entrar em operação “imediatamente”.