Corpo de baleia é encontrado em praia de Itanhaém

Créditos: Arquivo Pessoal/Lucas Pintura

A carcaça de uma baleia foi encontrada na faixa de areia da Praia do Suarão, em Itanhaém, nesta sexta-feira (13/10). O animal já estava sem vida e encalhado no local e a equipe do Instituto Biopesca foi acionado para recolher as amostras biológicas, para apurar o que provocou a morte do mamífero.

De acordo com a entidade, por volta das 8h a equipe foi acionada sobre o encalhe da baleia e os biólogos foram ao local, mas ao chegarem, viram uma equipe da Prefeitura de Itanhaém retirando a carcaça. De acordo com as amostras coletadas, ela pode ser a mesma carcaça avistada no final de setembro boiando na Boca da Barra do Rio Itanhaém na semana passada.

A carcaça foi removida e novas análises para apurar o que provocou a morte da baleia estão sendo feitas.

O Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande. Para mais informações, acesse este link.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS