WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que os brasileiros que estão sitiados na Faixa de Gaza serão levados na manhã deste sábado (14) a uma região ao sul. O deslocamento acontece após Israel ter informado as Nações Unidas na noite desta quinta-feira (12) que todos os palestinos devem deixar a porção norte nas 24 horas seguintes, sugerindo uma provável invasão da região.
Segundo o diplomata, a ideia é que os brasileiros saiam da área pelo Egito, onde um avião da Força Aérea Brasileira, atualmente em Roma, aguarda para poder buscá-los.
“o governo negociou que brasileiros em Gaza possam sair pelo Egito, é a única forma de sair”, disse. “Propusemos que fossem levados até um aeroporto numa localidade muito próximo da fronteira.”
A informação sobre a possibilidade saída dos brasileiros neste sábado foi antecipada pela coluna Mônica Bergamo.
“Hoje [sexta] eu falei com o ministro das relações exteriores de Israel, e uma das coisas que manifestei a ele foi dar tempo para permitir o trânsito de brasileiros e outros nacionais, para essa evacuação”, disse Vieira a jornalistas em Nova York, após participar de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Gaza.
FERNANDA PERRIN / Folhapress