Um recanto para levar paz na orla de Santos é inaugurado

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Que a orla de Santos é o local preferido de moradores e turistas, não é novidade. Agora a região conta com um novo atrativo que reúne, beleza, sustentabilidade e paz. Foi inaugurado o Recanto do Mar Gilze Maria Rosa Francisco, composto por pergolado e novos bancos.

A estrutura foi criada pela Ecofábrica Criativa FAZ (Fábrica de Artefatos e Zeladoria) e segundo a prefeitura, trata-se de um espaço especial para contemplar o nascer do sol, o mar e a vida.

Conforme a administração, o trabalho desenvolvido pela Ecofábrica busca levar a espaços públicos de Santos um novo atrativo, com possibilidade de munícipes e turistas registrarem belas fotos. Tudo com consciência ambiental.

“Foram 20 dias, entre produção e montagem do recanto. Os bancos foram feitos com materiais recicláveis, como garrafa pet e isopor”, conta Anderson Camargo, coordenador da Ecofábrica Criativa.

O trabalho artístico, pensado com amor e carinho, segundo Anderson Camargo, é o segundo do projeto da Ecofábrica. O primeiro foi o Bulevar das Artes Othon Feliciano, no Gonzaga. A área de convivência também conta com mobiliário urbano fabricado com materiais, integrado por três pergolados de madeira, com paisagismo; bancos e nove conjuntos com mesa, além de três árvores cenográficas imitando palmeiras, criadas a partir do reaproveitamento de 15 postes de iluminação.

“Nosso objetivo é criar em todos os bairros da Cidade um cantinho de lazer para as crianças, todo feito com materiais recicláveis”, diz.

Homenagem a Gilze

O Recanto do Mar leva o nome de Gilze Maria Rosa Francisco, a idealizadora do Instituto Neo Mama, que auxilia pacientes em tratamento do câncer. Ela superou as adversidades da doença e, em 2007, introduziu no Brasil o movimento popular mundial de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. Gilze morreu em 2021, por complicações da Covid-19, aos 60 anos.

“Essa homenagem é uma grata alegria e mais um reconhecimento da Prefeitura ao lado da Gilze Francisco, que iniciou esse trabalho há mais de 22 anos e sempre levava o nome da Santos para todo continente”, diz José Luis Francisco, viuvo de Gilze e atual presidente voluntário do Instituto Neomama.

A homenagem é repleta de simbolismos. O local foi escolhido por Gilze para conceder sua primeira entrevista para a televisão. A frase gravada na placa do recanto, embaixo de sua imagem, era sempre dita por Gilze.

“Ela sempre dizia que, na sua vida, haja o que houver, mesmo nos dias nublados, sempre haverá um sol brilhando, apontando para o nascer do sol. Fazendo referência ao tratamento das mulheres contra o câncer de mama, conta José Luis. 

“A cidade de Santos é linda porque é feita por pessoas lindas como a Gilze, que deixam sua marca. Milhares de munícipes e turistas vão passar por aqui, no dia a dia, apreciar a vista do mar, a beleza da Cidade, e lembrar o quando a vida é linda e que precisamos batalhar para que ela continue”, disse o prefeito Rogério Santos. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS