RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Um recanto para levar paz na orla de Santos é inaugurado

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Que a orla de Santos é o local preferido de moradores e turistas, não é novidade. Agora a região conta com um novo atrativo que reúne, beleza, sustentabilidade e paz. Foi inaugurado o Recanto do Mar Gilze Maria Rosa Francisco, composto por pergolado e novos bancos.

A estrutura foi criada pela Ecofábrica Criativa FAZ (Fábrica de Artefatos e Zeladoria) e segundo a prefeitura, trata-se de um espaço especial para contemplar o nascer do sol, o mar e a vida.

Conforme a administração, o trabalho desenvolvido pela Ecofábrica busca levar a espaços públicos de Santos um novo atrativo, com possibilidade de munícipes e turistas registrarem belas fotos. Tudo com consciência ambiental.

“Foram 20 dias, entre produção e montagem do recanto. Os bancos foram feitos com materiais recicláveis, como garrafa pet e isopor”, conta Anderson Camargo, coordenador da Ecofábrica Criativa.

O trabalho artístico, pensado com amor e carinho, segundo Anderson Camargo, é o segundo do projeto da Ecofábrica. O primeiro foi o Bulevar das Artes Othon Feliciano, no Gonzaga. A área de convivência também conta com mobiliário urbano fabricado com materiais, integrado por três pergolados de madeira, com paisagismo; bancos e nove conjuntos com mesa, além de três árvores cenográficas imitando palmeiras, criadas a partir do reaproveitamento de 15 postes de iluminação.

“Nosso objetivo é criar em todos os bairros da Cidade um cantinho de lazer para as crianças, todo feito com materiais recicláveis”, diz.

Homenagem a Gilze

O Recanto do Mar leva o nome de Gilze Maria Rosa Francisco, a idealizadora do Instituto Neo Mama, que auxilia pacientes em tratamento do câncer. Ela superou as adversidades da doença e, em 2007, introduziu no Brasil o movimento popular mundial de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. Gilze morreu em 2021, por complicações da Covid-19, aos 60 anos.

“Essa homenagem é uma grata alegria e mais um reconhecimento da Prefeitura ao lado da Gilze Francisco, que iniciou esse trabalho há mais de 22 anos e sempre levava o nome da Santos para todo continente”, diz José Luis Francisco, viuvo de Gilze e atual presidente voluntário do Instituto Neomama.

A homenagem é repleta de simbolismos. O local foi escolhido por Gilze para conceder sua primeira entrevista para a televisão. A frase gravada na placa do recanto, embaixo de sua imagem, era sempre dita por Gilze.

“Ela sempre dizia que, na sua vida, haja o que houver, mesmo nos dias nublados, sempre haverá um sol brilhando, apontando para o nascer do sol. Fazendo referência ao tratamento das mulheres contra o câncer de mama, conta José Luis. 

“A cidade de Santos é linda porque é feita por pessoas lindas como a Gilze, que deixam sua marca. Milhares de munícipes e turistas vão passar por aqui, no dia a dia, apreciar a vista do mar, a beleza da Cidade, e lembrar o quando a vida é linda e que precisamos batalhar para que ela continue”, disse o prefeito Rogério Santos. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS