Enxame do bem: o papel das abelhas na preservação da Amazônia

Pesquisadores da Amazônia estudam a genética e o comportamento das abelhas e como elas podem ser aliadas do meio ambiente | Foto: Reprodução

Você sabia que 30% dos alimentos que comemos dependem da polinização das abelhas para serem cultivados? Esses insetos são verdadeiros guardiães da biodiversidade do nosso planeta e da Floresta Amazônica. É exatamente isso que mostra essa série documental, produzida pela Doc Films e veiculada em parceria com o jornalismo da Novabrasil e do Grupo Thathi de Comunicação.

A equipe de reportagem da Doc Films fez uma imersão pelo universo das abelhas sem ferrão Jupará e Jandaíra da Amazônia. Dentro do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia existe um núcleo que estuda somente o papel desses insetos no equilíbrio e preservação do ecossistema. O grupo é coordenado pela pesquisadora Gislene Carvalho: “das plantas que nós colocamos no nosso prato pra comer 30% delas, pelo menos, dependem exclusivamente das abelhas pra serem as polinizadores. E se você pensar na carne que comemos, os animais também são alimentados com as plantas polinizadas pelas abelhas. Então é um efeito em cascata”, destaca.

O diretor de inovação de bioeconomia do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Carlos Koury, reforça a importância das abelhas para a produção agrícola de todo o mundo. “A abelha traz um elemento que hoje em dia ia começar a ser valorizado, que são soluções baseadas na natureza. E isso é a polinização. Então, preservar as abelhas é fundamental para a agricultura”.

Assista ao primeiro episódio, com narração do apresentador Mauro Tagliaferri:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS