Seguindo aquele ditado “é melhor prevenir do que remediar”, acontece no Guarujá, nesta quarta-feira (18/10) e quinta-feira (19/10), a sessão de treinamentos organizado pela Defesa Civil do Estado. A iniciativa faz parte da preparação para a Operação Chuvas de Verão de 2023/2024. As equipes da Defesa Civil de toda a Baixada Santista irão participar deste serviço das 8 às 17 horas, no Delphin Hotel.
Segundo a prefeitura, a iniciativa envolve as equipes de Defesa Civil da região e demais órgãos do poder público envolvidos no plano de contingência. O objetivo do treinamento é especializar os agentes municipais de proteção e Defesa Civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.
Entre os temas abordados estão a previsão meteorológica para o período de verão da temporada 23/24, estrutura do sistema de proteção e Defesa Civil, assistência social na emergência, análise de solo e vistoria de campo baseadas nas fases dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).
O Delphin Hotel fica na Avenida Miguel Stefano, 1295, no Jardim Tejereba.
Plano Preventivo
O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
Implantado desde 1988, o PPDC entra em operação anualmente (de 1º de dezembro até 31 de março), na chamada Operação Verão, com coordenação da Defesa Civil Estadual e apoio técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). A iniciativa envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais.
No período extra plano, que ocorre de abril a novembro, são realizadas atividades preparatórias (palestras em escolas, faculdades, entidades e empresas), cursos, treinamentos, estudos técnicos específicos e também vistorias diárias em áreas de risco.