Campinas inaugura novas linhas de ônibus exclusivas do BRT

Ingrid Spinoza
Ingrid Spinoza
Jornalista na Thathi Record TV, 23 anos. Apaixonada por literatura e pela arte de escrever.

A inauguração oficial das novas linhas do sistema BRT, aconteceu nesta sexta-feira, 20, em Campinas.

Essa iniciativa é uma resposta direta à solicitação da comunidade local e visa fortalecer o acesso ao transporte público no bairro Jardim Florence II, facilitando a integração com as linhas do BRT Campo Grande. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) é a responsável por essa novidade.

A recém-criada linha 227, que opera entre Jardim Florence II e o Terminal Satélite Íris, proporciona uma conexão importantíssima com as linhas do BRT a partir desse ponto.

O atendimento prestado pela Linha 227 assemelha-se ao oferecido pela linha 229 (Jardim Florence II) até o Terminal Satélite Íris, mas a 229 manterá seu itinerário atual até a região central, mantendo uma frota de oito veículos.

Vinicius Riverete, presidente da EMDEC, enfatiza que “essa nova linha será mais uma opção de deslocamento para os usuários da região do Florence II, sem a redução da frota da Linha 229, que já opera na região”.

Essa ação da EMDEC antecipa o futuro sistema de transporte público coletivo, que será tronco-alimentado, com linhas alimentadoras conectando bairros aos terminais, promovendo uma integração eficaz com as linhas BRT20 (existentes) e as novas BRT21, BRT25 e BRT26, que começarão a operar em 20 de outubro.

COMO VÃO FUNCIONAR AS NOVAS LINHAS

Além disso, a operação do BRT Campo Grande agora possuí três novas linhas (duas semiexpressas e uma paradora). A linha BRT20, criada em novembro de 2022, terá sua operação ampliada. Isso resultará em 19 ônibus adicionais circulando no BRT Campo Grande, com intervalos de cinco minutos nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado, totalizando 27 veículos e economizando, em média, 10 minutos no tempo de viagem.

Enfim, as linhas semiexpressas, BRT21 e BRT26, atenderão a pontos específicos durante os horários de pico em dias úteis, enquanto a linha paradora BRT25 ligará o Satélite Íris a todas as estações do corredor. A linha BRT20, agora paradora, conectará o Terminal Campo Grande ao Terminal Mercado e ao Corredor Central, atendendo a todas as estações do Campo Grande.

As linhas paradoras também incluirão o Terminal Central e paradas ao longo das vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia, operando todos os dias da semana até meia-noite.

Para obter mais detalhes sobre essa nova operação, você pode acessar o site da EMDEC no endereço www.emdec.com.br/BRT.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS