O cantor, compositor e instrumentista Paulo Novaes ainda nem completou 30 anos, mas já possuiu uma relevante trajetória na música, com três discos de estúdio lançados e composições regravadas por nomes como:
- Lenine;
- Anavitória;
- Luiza Possi;
- Bruna Caram;
- Jorge Drexler;
- Outroeu;
- Leandro Léo;
- Tiago Nacataro;
- Duda Brack;
- Joana Castanheira;
- Dani Gurgel;
- e Pedro Altério, entre outros.
Paulo Novaes é uma das atrações confirmadas da Turnê Novabrasil, uma agenda de shows pensada para te levar nos diversos caminhos da MPB. O artista paulistano fará o show de abertura do duo Àvuà (Bruna Black e Jota.pê), que contará com participação de Rachel Reis.
Saiba mais:
Paulo Novaes
Nascido em São Paulo, em uma família de músicos – Paulo Novaes é sobrinho de Juca Novaes e Maida Novaes, ambos integrantes e fundadores do tradicional grupo Trovadores Urbanos – e, com apenas seis anos de idade, já fazia parte do grupo do Trovadores Mirins, cantando em serenatas nas janelas da cidade.
Seu álbum de estreia, Esfera, lançado em 2016, figurou em listas de melhores do ano da imprensa especializada. Já Baú do Coração, seu segundo disco, foi lançado em 2018, ano em que Paulo Novaes se mudou para Lisboa, onde viveu até 2020.
Essa experiência pautou seu terceiro álbum, Minha Cabeça, lançado em 2021. A canção Travo, primeiro single da obra, atingiu em apenas 4 meses a marca de 1 milhão de plays no Spotify.
Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa
Composição de Paulo Novaes, a música Perdoa, gravada pelo duo Anavitória no início de 2019, ultrapassou a marca dos 15 milhões de plays no Youtube e mais de 20 milhões no Spotify.
Em 2021, no mais recente álbum de Anavitória, Cor, Paulo colaborou com a composição Lisboa – feita em parceria com Ana Caetano e que contou com a participação de Lenine – atingindo mais de 2 milhões de plays nas plataformas digitais em menos de um mês do lançamento.
A música – que venceu o Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa – também ganhou versão em espanhol, escrita e interpretada por Jorge Drexler.
Paulo Novaes na Turnê Novabrasil
No próximo dia 04 de novembro, Paulo Novaes é presença confirmada na Turnê Novabrasil, série de shows que a Novabrasil está realizando nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto.
O artista paulistano fará o show de abertura para a apresentação do duo ÀVUÀ, formado pelos também paulistanos Bruna Black e Jota.pê.
Esse encontro – que acontece na Casa Natura Musical, às 22h, e também conta com a participação da cantora e compositora baiana Rachel Reis – promete ser inesquecível!
Quer saber mais sobre Paulo Novaes?
Confira aqui a entrevista que o Paulo Novaes deu para a Fabiane Pereira no programa Faro Novabrasil:
ÀVUÀ
Formado pela cantora, compositora e instrumentista Bruna Black e pelo cantor, compositor e instrumentista – ou cantautor, como ele mesmo gosta de se denominar – Jota.pê, o duo Àvuá nasceu oficialmente em 2019, com o lançamento do single Conte Comigo, composição de Jota.pê.
O resultado positivo do encontro os estimulou para que os dois artistas – ambos paulistanos que se conheceram na ETEC de Artes de São Paulo e tiveram passagens individuais pelo The Voice Brasil (Jota em 2017; Bruna em 2019) – formassem a parceria, mesclando dois universos artísticos distintos, porém complementares.
Com influências que vão de Djavan e Lenine, passando pelo canto lírico e as claves de ritmo africanas, ÀVUÀ emplacou uma série de conquistas, antes do lançamento do seu aguardado primeiro álbum: Percorrer em Nós, em 2022.
Rachel Reis
A voz de Rachel Reis vem conquistando o Brasil desde que ela apresentou seus primeiros singles ao mundo, no ano de 2020. Com seu primeiro EP, Encosta, lançado em 2021, a cantora e compositora nascida em Feira de Santana, na Bahia, cativou muitos corações.
Em seguida, a artista lançou o grande hit Maresia – produzido por Cuper e Zamba e com participação de Fredinho O Louco – uma das músicas mais tocadas há dois verões seguidos na Bahia.
Presença frequente nos principais festivais do país, Rachel Reis tem levado o show do seu álbum de estreia, Meu Esquema, de 2022, para todos os cantos do Brasil. O disco – que traz 12 faixas escritas pela artista e conta com a participação especial da paulistana Céu – esteve presente em todas as listas de melhores do ano.
Rachel foi indicada como Artista Revelação no Prêmio Multishow 2022 e também pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), prêmio que a baiana levou para casa.