Num jogo dramático, a Argentina venceu a França nos pênaltis e é a campeã da Copa do Catar. A emoção foi do início até o final da prorrogação. A Argentina terminou o primeiro tempo vencendo por dois a zero, com gols de Messi e Di Maria. A França empatou no segundo tempo com dois gols de Mpabbé.
Na prorrogação, Lionel Messi deixou a Argentina em vantagem, mas Mpabbé novamente empatou, com o jogo treminando em 3 a 3. Nos pênaltis, o goleiro argentino brilhou e os franceses perderam duas cobranças. É o tricampeonato mundial da Argentina, que venceu as Copas de 1978, 1986 e agora em 2022. A Copa do Catar também marca a despedida de Messi da seleção argentina.
Lionel Messi, que se despediu da seleção da Argentina com a conquista da Copa do Catar, se tornou o atleta com mais jogos disputados em Copas do Mundo ao entrar em campo na final contra a França. O argentino de 35 anos alcançou a marca de 26 jogos em Mundiais e superou o ex-meio-campista alemão Lothar Matthäus, que tinha 25.No Catar, Messi já havia se tornado o jogador argentino com mais gols em Copas, com 11 gols, passando Batistuta com 10. Ao marcar um gol de pênalti na final chegou a 12. Messe também foi eleito o melhor jogador da Copa do Catar.