Festival de dança da Argentina contará com jovens talentos de Itanhaém

Créditos: Divulgação

Um dos principais eventos de dança da América do Sul será realizado entre os dias 27 e 29 de oputubro. Trata-se do Festival Internacional de Dança Matrix, que será realizado na cidade de Rosário, na Argentina e quatro dançarinos de Itanhaém estarão presentes.

Os representantes são os estudantes Ryan Nascimento (12 anos), Ester Vitório (16 anos), Kelly Luísa (10 anos) e Gabrieli Santana (14 anos). Eles conseguiram a classificação para a fase final, graças as duas primeiras etapas do festival de dança realizados em Mongaguá, município vizinho da Baixada Santista. Em seguida, foram vencedores em nova disputa ocorrida em Florianópolis, Santa Catarina.

“Foi muito emocionante vê-los conquistarem uma vaga na final internacional”, diz a coreografa e professora de balé Sheyla Fernanda.

Os quatros jovens talentos fazem parte do balé da Associação Nordestina e Nortista de Itanhaém (ANNI), uma instituição social, sem fins lucrativos, criada em 2000 na cidade de Itanhaém. A escola de balé teve inicio em 2013, como parte da associação.

“Quando começamos tínhamos apenas 3 crianças. A aulas eram no galpão da associação e usávamos cadeiras como barra de balé. Hoje atendemos 215 crianças da comunidade”, conta Margareth Barros, Gestora Social da ANNI.

A história do ballet em Itanhaém teve um ‘boom’ porque em 2016, o Rotary Club de Itanhaém, liderado na época pela presidente Maria do Carmo Trovatti de Castro, inaugurou a sala de balé, com recursos da Fundaçāo Rotária.

“Pela primeira vez tínhamos um espaço estruturado com espelhos e barras para as crianças”, ressalta Margareth. “A procura pela comunidade por aulas de balé cresceu muito nesses anos e a associação precisava de um espaço mais amplo para acomodar essas crianças e adolescentes. E mais uma vez o Rotary nos acolheu”, completa.

Desde agosto de 2022, o Rotary Club de Itanhaém, sob presidência de Cintia Rossi Depieri, cedeu a sede do clube para a realização das aulas de dança semanais. “Além de uma sala de dança toda equipada, temos disponível o salão principal da sede para os ensaios de dança”, conta Margareth.

Disputas na Argentina

De acordo com a equipe, na Argentina, os quatro bailarinos finalistas farão apresentações solos na categoria balé, de acordo com suas idades, e em conjunto levarão ao palco a coreografia Feirantes, também na categoria balé.

“Eles são muito dedicados às aulas e não faltam aos ensaios. Estão realmente colhendo o resultado de seus esforços”, se orgulha Sheyla.

O evento reúne jovens talentos da Argentina, Chile e Brasil. “Será nossa primeira experiência internacional. Fizemos de tudo para proporcionar essa experiência aos nossos alunos. Graças ao apoio do Rotary Club de Itanhaém e da comunidade, que promoveu rifas, doações coletivas e individuais, estamos realizando esse sonho”, finalizou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS