O sábado (21/10) foi dedicado para as mulheres buscarem fazer consultas e exames preventivos contra o câncer de mama e também ao câncer de colo de útero. Foi realizado em Santos o Dia D do Outubro Rosa e as policlínicas da cidade estiveram movimentadas com a procura do público.
De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde registrou mais de 820 coletas de Papanicolau e 733 solicitações de mamografia. O objetivo do Dia D é intensificar o alerta para a detecção precoce do câncer de mama, bem como proporcionar o cuidado à saúde e ao bem-estar. Mas além das mulheres, os homens trans também receberam os atendimentos.
Além das buscas por coletas de Papanicolau, e solicitações de mamografia, também ocorreram aplicações de vacinas. Foram 560 pessoas vacinadas (multivacinação e Covid). Além dos testes e imunizações, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu oficinas, palestras e rodas de conversa sobre os mais variados temas, como autoexame das mamas, menopausa, exames ginecológicos de rotina, entre outros assuntos.
Mas as atividades do Dia D santista não se resumiram apenas aos exames e consultas. Também ocorreram atividades com música ambiente, aplicação de reiki, auriculoterapia, massoterapia e maquiagem. Muita gente aproveitou para deixar o bem estar em dia.