Não é de hoje que a região do túnel do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no José Menino, em Santos, requer uma atenção especial devido aos moradores em situação de rua, mergulhados em condições precárias e na dependência química. Por isso, uma ação conjunta da prefeitura, com o Consultório de Rua foi realizada.
Na segunda-feira (23/10), além do Consultório, equipes das secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e de Saúde (SMS), estiveram em uma unidade móvel, levando atendimento para as pessoas em situação de rua. Segundo a administração, alguns foram diagnosticados com pressão arterial acima do normal.
“São dados importantes que apenas a Saúde Básica poderia trazer”, ressalta a psicóloga Marilda Paixão, da Seds.
Uma das pessoas aceitou o acolhimento da equipe técnica de abordagem e foi encaminhada a um abrigo do município.
Importância do consultório
O Consultório na Rua é um serviço da Prefeitura de Santos que roda a Cidade com uma unidade móvel e profissionais da área da saúde, atendendo em especial pessoas em situação de rua, que de outra forma não acessariam os serviços da saúde. A Abordagem Social também percorre as ruas criando vínculos com quem vive nas ruas.
O trabalho conjunto é fundamental no resgate de vidas que se encontram em situação vulnerável. “O Consultório na Rua é um instrumento importante neste processo, assim como é fundamental a parceria com a Saúde na saúde mental, uma questão também muito importante em nossas calçadas”, diz a secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys.
A Prefeitura de Santos informou que mais ações semelhantes serão realizadas em outros pontos da cidade.