O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Defesa Civil emitiram alertas de tempestade para o Vale do Paraíba e Litoral Norte. A região deve ser atingida entre esta quarta (25) e sexta-feira (27).
Leia mais notícias da região aqui
A tempestade deve chegar por causa do deslocamento de uma frente fria que está sobre o oceano que pode contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva de até 80 milímetros. Além disso, as rajadas de vento devem chegar em 70 km/h, acompanhadas de raios e até mesmo granizo, em alguns pontos.
Alertas de tempestade
Durante esse período de alertas de tempestade, moradores de áreas mais vulneráveis devem ficar atentos, pois com o acúmulo de chuva o solo fica encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos e desabamentos. É preciso observar os sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados.
As fortes chuvas também podem causar alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Segundo a Defesa Civil, a população jamais deve enfrentar enxurradas e inundações, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa.
Orientações da Defesa Civil
- Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
- Ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente;
- Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
- Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água;
- Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;
- Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas;
- Evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
- Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.