Desfile de moda em shopping de Santos arrecada doações de tecidos

Um shopping de Santos contou com uma passarela, onde foi realizado um desfile onde a moda e a sustentabilidade tiveram grande protagonismo. Nesta terça-feira (24/10) foi lançada a campanha ‘Dê pano pra manga’ no Shopping Parque Balneário e o público pôde conferir diversas roupas produzidas retalhos e tecidos que seriam descartados.

Segundo a administração, o projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), tem como objetivo incentivar o descarte correto de tecidos, favorecer a economia circular e estimular o consumo consciente de roupas, disponibilizando pontos de coleta em seis pontos da cidade (veja abaixo). Em seguida ele é encaminhado para uma cooperativa de costureiras do Dique da Vila Gilda.

O desfile teve participação dos alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Esamc, que criaram e confeccionaram as roupas, além de desfilarem com a produção. As peças que não tinham mais uso e não poderiam ser doadas como vestimenta, passaram por um processo de transformação e ganharam caras novas. Até um tapete e uma gravata foram usados como acessórios na passarela.

O THMais conversou com a gerente de marketing do shopping, Viviani Fernandes, que explicou sobre a iniciativa do projeto.

“Recebemos um convite da Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria de Meio Ambiente, para que o shopping fosse um dos pontos de arrecadação e o local escolhido para o lançamento do Projeto ‘De Pano para Manga’. Conhecendo o projeto e sabendo da sua importância para a comunidade local, abrimos prontamente as portas do shopping para receber esse grande evento que foi um sucesso”.

Quanto a importância do evento, Viviane falou sobre a importância de abordar a causa da solidariedade e sustentabilidade. Segundo ela, ambas podem caminhar juntas em prol de uma sociedade mais justa.

“Sem dúvida, foi uma experiência muito inspiradora. A fusão desses elementos tão importantes nos permite dar visibilidade as costureiras cooperadas ao mesmo tempo em que adotamos os valores da sustentabilidade e o compromisso com a comunidade local”, conta.

“Essa parceria é muito mais do que uma ação ambiental. É, na verdade, uma ação social com impacto direto na geração de renda para essa comunidade. Ao unir esforços em prol da sustentabilidade e do bem-estar social, estamos cumprindo nosso papel como agentes de mudança na sociedade”, finaliza.

Arrecadação

A campanha é permanente e as caixas para coleta da contribuição estarão espalhadas em seis pontos da Cidade (confira o endereço abaixo). Todo o material arrecadado é destinado à Cooperativa de Costureiras do Dique Vila Gilda (Cooperdique), que mantém 25 costureiras no projeto.

“O projeto dá visibilidade para quem frequenta a Coorperdique, aonde as pessoas não vão apenas para se qualificar, mas também para tirar uma venda dos olhos e se enxergar. O ‘Dê pano pra manga’ é uma oportunidade para essas mulheres que são quase invisíveis, pois quando se juntam a sustentabilidade ambiental e a social, que transforma, elas não são mais as mesmas”, avalia a presidente da Cooperdique, Lucinéia Marques da Silva Souza, conhecida como Néia.

Além da Cooperdique, o programa conta com a parceria da Vila Criativa da Zona Noroeste e do Rotaract de Santos.

Confira os pontos de arrecadação de retalhos, roupas inservíveis e tecidos:

  • Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, 549, Gonzaga)
  • Faculdade Esamc (Rua Egydio Martins, 181, Ponta da Praia)
  • Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga)
  • Praiamar Shopping (Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida)
  • Unimed (Av. Ana Costa, 211, Encruzilhada)
  • Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro)
  • Orquidário (Praça Washington s/nº, José Menino)
  • Aquário (Praça Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia)
Créditos: Divulgação

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS