Santos também confirmou que vai promover a integração de todos os ônibus e vans do transporte público com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O anúncio oficial será nesta segunda-feira (30/10) e a medida segue a adesão que a cidade vizinha São Vicente teve. O prefeito Kayo Amado (Podemos), assinou o termo para a integração dos ônibus da cidade com o VLT.
No caso de Santos, dez linhas de ônibus realizavam a integração com o modal ferroviário. Mas agora a ordem é que os 40 circulares, que compõem toda a frota do transporte público, incluindo as vans, passem a fazer a integração. Com isso, moradores de todas as regiões da cidade, inclusive os morros, poderão contar com a novidade.
Quanto ao prazo, a prefeitura ainda não informou o início. Até o momento a ideia é que o usuário do transporte público deve usar o Cartão BR Mobilidade para acessar tanto o VLT, como o ônibus. A integração foi publicada na edição de sexta-feira (27/10) do Diário Oficial de Santos. Na ocasião, a prefeitura fez a convocação dos 53 permissionários de lotações para reuniões que vão ocorrer nos dias 7 e 10 de novembro.
Na coletiva de segunda-feira, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) e representantes da Empresa Metropolitanas de Transportes Urbanos (EMTU) darão detalhes sobre a integração do transporte municipal santista com o VLT.