SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Trinta e três caminhões de ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza neste domingo (29), disse a ONU nesta segunda-feira (30). Trata-se do maior comboio em um só dia desde o começo da guerra entre Israel e o Hamas.
Os veículos transportaram alimentos, água e medicamentos pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
O volume, porém, ainda é considerado insuficiente ante a demanda da população, segundo organizações em Gaza. Também é menor do que o balanço que havia sido divulgado neste domingo, quando autoridades disseram que 47 caminhões tinham entrado em Gaza em um só dia.
Os caminhões entraram no território após lideranças globais pressionarem por mais ajuda aos civis. No sábado (28), centenas de palestinos invadiram e saquearam centros de distribuição de alimentos da ONU em Gaza.
Na cidade de Khan Younis, no sul do território, várias pessoas foram fotografadas carregando caixas e sacolas para fora de um armazém, colocando-as sobre os ombros e em bicicletas.
“Este é um sinal preocupante de que a ordem civil está começando a ruir após três semanas de guerra e de um cerco apertado contra Gaza”, disse em nota a UNRWA (Agência da ONU para os Refugiados Palestinos).
Redação / Folhapress