Centro seguro: GM atende 229 ocorrências em uma semana

Gabriela Lamas (sob supervisão)
Gabriela Lamas (sob supervisão)
Estudante de jornalismo na Universidade PUC-Campinas.

Na primeira semana do projeto “Centro mais seguro” a Guarda Municipal atendeu 229 ocorrências na área central de Campinas. São 66 novos agentes que trabalham exclusivamente nessa região. As rondas são realizadas a pé, em três turnos, divididos por 22 guardas cada um.

Nesta primeira semana, nas duzentas e vinte nove ocorrências, foi apreendido 446 gramas de drogas e R$ 420,20 em dinheiro. No total, seis pessoas foram presas.

O objetivo do aumento no efetivo é aumentar a segurança para a população que trabalha e circula pelo centro e reduzir ocorrências de tráfico de drogas, furtos e roubos nessa região.

Algumas das ocorrências de destaque:

No primeiro dia da operação foram registradas três ocorrências de destaque, sendo uma de apreensão de arma branca e duas de tráfico de drogas, em uma delas a pessoa abordada era da Argentina e estava no Brasil de forma ilegal. A família procurava o homem desde 2021 e o caso foi encaminhado para a Polícia Federal.

No segundo dia, terça-feira, 24, uma mulher envolvida em furtos a uma rede de lojas de conveniência foi detida, ela agia com frequência na área central. Após a prisão ela foi levada à delegacia onde permaneceu a disposição da justiça. Neste mesmo dia, próximo ao terminal central, foram apreendidas várias porções de drogas .

Já na quarta-feira, 25, uma mulher foi detida após tentar roubar uma criança de três anos do colo da mãe e ameaçar jogar do Viaduto Cury, ela estava sob efeito de entorpecentes. Também houve um cachorro resgatado.

Na quinta-feira, 26, duas pessoas foram presas por tráfico de drogas e um menor de 15 anos apreendido e na sexta-feira, 27, a Guarda Municipal foi responsável por deter um homem responsável por furtar uma loja de celulares e assistência durante a madrugada.

No sábado dia 28, uma criança de 7 anos se perdeu da mãe no calçadão da rua 13 de maio. A Guarda Municipal ajudou a localizar a mãe.

Créditos: Arquivo pessoal

Projeto “Centro Mais Seguro”:

A prefeitura de Campinas anunciou o aumento do efetivo da Guarda Municipal no centro da cidade no dia 20 deste mês. A intenção é aumentar a segurança para a população que trabalha e circula pelo centro e reduzir o tráfico de drogas, furtos e roubos.

O aumento do efetivo teve início já na segunda-feira seguinte, 23, quando os 66 novos Guardas Municipais passam a fazer patrulhamento a pé, em três turnos: das 7h às 14h, 9h às 16h e 13h às 20h.

O prefeito Dário Saadi disse que desde abril a GM reforça as ações na área central e esse reforço no efetivo vai garantir a presença maciça do policiamento para inibir as ações criminosas. “É um reforço considerável em nosso desafio para defitivamente levarmos mais segurança a todos, comerciantes e população”, afirmou

A Comandante da GM, Maria de Lourdes Soares, explicou como será o patrulhamento: “Vamos poder atender todo o período de abertura e fechamento do comércio, bem como aqueles horários em que as pessoas estão saindo do trabalho e estão nos pontos de ônibus”.

Ainda reforçou sobre a Operação Natal, onde os horários serão alterados para atender o período de abertura especial dos comércios.

*Supervisão Marcela Gomes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS