Falta pouco para o término dos trabalhos da revitalização da Rua Azevedo Sodré, em Santos. Os trabalhos são concentrados na concretagem do último trecho de passeios no padrão Calçada para Todos, entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Valdomiro Silveira. De acordo com a administração, a entrega está prevista para o início de novembro, dependendo das condições climáticas.
Nesta segunda-feira (30/10), a prefeitura informou que a empreiteira está preparando o trecho final da faixa dinâmica, com 2,20 metros de largura junto ao meio fio do lado esquerdo, sentido Washington Luís. De cor avermelhada, destinada ao embarque, desembarque, carga e descarga em condições de segurança e também funcionará como uma extensão da calçada durante eventos organizados pelos comerciantes.
Já na quarta-feira (1º), caso o tempo se mantenha firme, será providenciada a concretagem da segunda e última baia para a parada de ônibus. De acordo com o engenheiro civil Hélio Santos Jr., da Secretaria de Serviços Públicos, a aplicação de pavimento asfáltico encerra os serviços de revitalização da Azevedo Sodré.
Com 30 metros de extensão e 25 centímetros de espessura, a baia em concreto armado terá piso rígido, com acabamento ranhurado. “Essa faixa se estende do meio-fio até 3 metros de largura em direção ao centro da pista, suficiente para o trânsito e parada dos veículos de transporte público”, explicou. Ele calcula em cerca de 30 anos a durabilidade desse tipo de pavimento.
Objetivo da revitalização
A revitalização da Azevedo Sodré, entre a Washington Luís e a Conselheiro Nébias, iniciada em maio, tem por objetivo fortalecer a vocação comercial da rua e impulsionar o desenvolvimento urbanístico, econômico e social da Cidade.
O projeto da Prefeitura envolve a criação de um sistema de drenagem auxiliar, aumentando a capacidade atual da rede; embutimento dos cabos de telefonia e internet, além de novas guias e sarjetas e pavimentação asfáltica.
Para minimizar os transtornos para moradores e comerciantes, as obras foram realizadas em três etapas (originalmente, seriam quatro). O primeiro segmento, entre a Washington Luís e a João Pinho, foi concluído e liberado para o tráfego local em 13 de julho. O segundo, inicialmente entre a Eloy Fernandes e a Firmino Barbosa, foi ampliado da João Pinho até a Valdomiro Silveira e concluído em 18 de setembro.
Primeira rua de Santos a contar com uma faixa dinâmica, a Azevedo Sodré tem como diferencial, também, o detalhe visual arquitetônico em 203m² de passeios, com o assentamento de mosaicos portugueses na chamada ‘faixa de serviço’, que corresponde a um terço da largura da calçada.