SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os 25 clubes que formam o grupo Liga Forte União concluíram na terça-feira (31) um acordo definitivo com o grupo de investidores liderado pela gestora LCP (Life Capital Partners) para receber R$ 2,6 bilhões ao longo dos próximos 18 meses, em troca de 20% dos direitos comerciais do bloco por 50 anos, a partir de 2025.
Ao longo dos últimos meses, os principais clubes do futebol brasileiro das séries A e B do Campeonato Brasileiro se reuniram em dois grandes grupos -a Liga Forte União, resultado da fusão entre os grupos LFF (Liga Forte Futebol) e Grupo União, e a Libra- para negociar os direitos de transmissão de suas partidas a partir de 2025.
Botafogo, Fluminense, Vasco, Cruzeiro e Internacional estão entre os clubes que disputam a primeira divisão que fazem parte da Liga Forte União, que conta com a assessoria da XP. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Flamengo, por sua vez, estão entre os times da Libra, que conta com o apoio do BTG Pactual.
No dia 23 de outubro, a Globo, atual detentora dos direitos de transmissão do torneio nacional, ofereceu R$ 2 bilhões para ter os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025.
O valor seria pago pela emissora carioca para as duas ligas, a Libra e a Liga Forte, caso elas decidam em uma negociação conjunta. A proposta, porém, só será mantida se a Libra e a Forte Futebol chegarem a um entendimento para a divisão do dinheiro. Caso isso não aconteça, a Globo vai negociar separadamente com as duas.
Presidente do Fortaleza e agora também da Liga Forte União, Marcelo Paz afirmou que o acordo fechado com a LCP representa um passo importante para a evolução do futebol nacional nos próximos anos.
“A Liga Forte União tem como objetivo colaborar para o bem do futebol brasileiro, é o grande alicerce para explorarmos todo o potencial técnico e de mercado do futebol”, afirmou Paz.
Presidente do Fluminense, Mário Bittencourt destacou a importância do acordo para equilibrar as contas dos clubes. “Esse investimento, associado à negociação coletiva dos direitos, será fundamental para a reorganização financeira dos clubes e para a possibilidade de investimentos em infraestrutura que fortalecerão o futebol brasileiro”, afirmou.
Carlos Gamboa, fundador e membro do conselho da LCP, afirmou que as condições para o crescimento do futebol brasileiro estão presentes no acordo firmado nesta terça-feira. “O próximo passo agora é buscar a união de todos os clubes para que o futebol brasileiro possa ter uma liga unificada e possa ocupar o espaço do seu potencial no cenário global”, acrescentou o executivo.
Confira os 25 clubes da Liga Forte União que assinaram o acordo com a LCP:
América SAF
Athletico
Atlético-GO
Avaí
SAF Botafogo
Ceará
Chapecoense
Coritiba SAF
CRB
Criciúma
Cruzeiro SAF
CSA
Cuiabá
Figueirense SAF
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Internacional
Juventude
Londrina
Operário
Sport
Tombense
Vasco da Gama SAF
Vila Nova
LUCAS BOMBANA / Folhapress