O Núcleo Pé de Zamba, que reúne dança, teatro e música ao vivo num mesmo palco, traz a Ribeirão Preto dois espetáculos com formatos e para idades distintas, mas igualmente atraentes em conteúdo e reflexões propostas. A decolonialidade e as manifestações culturais brasileiras, temas fundamentais para uma sociedade mais justa e sustentável, estão presentes nas apresentações.
A primeira delas, Chão-Raiz, é o espetáculo-solo para adultos em cartaz na sexta, dia 3 de novembro. Já no sábado, dia 4, o Pé de Zamba apresenta Cor-Ação, espetáculo voltado aos pequenos, que também encanta os acompanhantes com a beleza e a alegria abordados por meio de cores e adereços. Ambos têm entrada gratuita e acontecem no Sesc Ribeirão Preto (rua Tibiriçá, 50, Centro).
Chão-Raiz é um espetáculo-solo protagonizado por Andrea Soares, mas não é feito somente por ela. A cantora, dançarina e atriz pernambucana radicada em São Paulo há alguns anos, se apresenta no palco com dois grandes músicos – Rodrigo Salvador e Luan Frenk – e, nos bastidores, uma equipe de 16 artistas assinaram cenário, iluminação e figurinos que ambientam o encanto, as dores e alegrias suscitadas pelo espetáculo, ao tratar de um tema complexo, que vem sendo traduzido numa palavra: decolonialidade.
No palco, Andrea Soares traça o “caminho de volta” para buscar respostas sobre o ser não-branca, não-preta, não-indígena e, ao mesmo tempo, ser um tanto de tudo isso, uma fonte de impossibilidades graças ao apagamento proposital e profundo de parte das origens de quase todo brasileiro.
Apontado como caminho para desconstruir padrões impostos aos povos não-brancos desde o “descobrimento” do Brasil, o conceito de decolonialidade é a mola-mestra do espetáculo.
Criado e dirigido pela protagonista, Chão-Raiz se debruça sobre a ancestralidade indígena dela para costurar o encontro entre as memórias de infância e as vivências de seus ancestrais, embora o espetáculo não trate apenas de conexões familiares, mas sobretudo das conexões que quase toda pessoa nascida no Brasil seja capaz de sentir.
Por sua vez, Cor-Ação é voltado para os pequenos. O espetáculo de dança contemporâneo-brasileira mergulha nas qualidades e funções que as cores são capazes de exercer sobre as pessoas e suas vidas, por meio das frequências e ressonâncias específicas que emitem. No espetáculo, isso se concretiza pelo uso de adereços e formas animadas pelos corpos dos oito dançarinos e do próprio público, pais e filhos, que também participam. Tudo regado à música ao vivo, muitas cores e adereços que encantam a garotada.
SERVIÇO
Chão-Raiz
Quando: Sexta-feira, 3/11 – 20 horas
Onde: Quintal
End: Sesc Ribeirão – Rua Tibiriçá 50 – Centro
80 lugares – retirada de ingressos 60 minutos antes
https://www.sescsp.org.br/programacao/chao-raiz/
Cor-Ação
Quando: Sábado, 4/11 – 16 horas
Onde: Convivência
Sesc Ribeirão – Rua Tibiriçá 50 – Centro
100 lugares – acesso livre
https://www.sescsp.org.br/programacao/cor-acao-8/