Na tarde desta quinta-feira, 2, um piloto de parapente perdeu o controle do equipamento e caiu. O acidente aconteceu na Serra do Itaqueri, área conhecida pela prática do esporte.
A vítima é experiente e possui habilitação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Apesar disso, ela não conseguiu manobrar o equipamento em uma curva e caiu. A queda teve como consequência fraturas em todo o corpo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto de parapente se enroscou em um paredão, o que dificultou o resgate. Para socorrê-lo, foram necessários dois helicópteros, um Águia-7 e um Águia-18 da Polícia Militar, e o uso de técnicas de rapel. Ele foi levado consciente para o Hospital das Clínicas da UNICAMP, em Campinas.
Uma das testemunhas que estavam no local filmou o resgate feito pela equipe socorrista na aeronave:
“Como a vítima estava em local de difícil acesso, a gente teve que dividir a operação em duas etapas. A primeira foi a retirada do piloto do local, o que foi feito pela aeronave de Piracicaba. Posteriormente, a aeronave de resgate de Campinas prestou o atendimento médico-hospitalar e o levou para o hospital de referência”, explicou o capitão Aiello, da Polícia Militar.
LEIA TAMBÉM