O Hip-Hop está em festa nesta semana. O movimento musical completa 50 anos no próximo dia 12 de novembro em todo o mundo. No Brasil, ele existe há 40 anos e em São Vicente, esta manifestação cultural tem se mostrado muito forte. Tanto que desde 2017, ele faz parte do calendário municipal.
Ao longo desta semana, vai acontecer a segunda edição da Semana Vicentina de Hip-Hop. Segundo os organizadores, o Movimento Hip-Hop Vicentino se uniu com crews de hiphoppers, Batalhas de MC’S da cidade e outros coletivos como o novato Salve Hip-Hop, criado em 2023.
A Semana Vicentina de Hip-Hop acontece a partir deste domingo (05/11) com a Batalha do Parque abrindo a programação. O encerramento será no domingo (12/11), na Praça 22 de Janeiro, com várias atividades de cada um dos elementos fundamentais do Hip-Hop.
Além disso, também haverão atrações como um Flashmob “Moda Consciente, estética periférica e autoestima” e a Batalha final da Semana Vicentina de Hip-Hop com os selecionados nas edições especiais das Batalhas realizadas ao longo da Semana (BDP – Batalha do Parque, BDS- Batalha do Skinão, BDR -Batalha do Rio, BDH – Batalha do H).
Também serão realizadas ações com hiphoppers em três escolas municipais e uma escola estadual da cidade, na Fundação Casa, no Centro POP e no Centro DIA, com barbeiros cortando cabelos, fazendo barba, dando um up na autoestima das pessoas assistidas pelos centros de acolhimento, Batalha de Rimas e Open MIC (microfone aberto ao público).