Nesta terça-feira (07/11) a Prefeitura de Praia Grande promove o ‘Dia D’ de Prevenção ao Câncer de Boca. O encontro será realizado no Palácio das Artes, das 8 às 13 horas, e é aberto aos dentistas, auxiliares de saúde bucal e estudantes de Odontologia da Baixada Santista.
Segundo a prefeitura, as inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link. Além disso, as inscrições também poderão ser realizadas no dia e local do evento.
A capacitação envolve profissionais dos diversos níveis de Atenção à Saúde, desde a Atenção Primária, passando pela Especializada e Hospitalar, além de membros responsáveis pelo cuidado do paciente oncológico. A realização ocorre em decorrência da Semana do Câncer Bucal no Município.
O evento é organizado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério da Saúde.
A ação foi proposta no âmbito do grupo de trabalho criado pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB), em que Praia Grande faz parte, junto com outros especialistas em estomatologia, cirurgiões de cabeça e pescoço e estudiosos do câncer, para o desenvolvimento de pesquisas na área, no intuito de criar e fortalecer políticas públicas em saúde bucal.
“Esse evento partiu de um planejamento desse grupo de trabalho, com a intenção de abordar a temática do câncer de boca e de falar da dificuldade de diagnóstico, pois metade dos pacientes vêm a óbito em cinco anos, mesmo tendo o diagnóstico. Então, Município, Estado e União estão unindo forças para fazer essa atividade de educação permanente com os responsáveis pelo cuidado”, afirma o cirurgião-dentista e estomatologista Yuri Kalinin, que também é secretário-adjunto da Subsecretaria de Atenção à Saúde de Praia Grande.
Confira a programação:
8:00 às 8:45 – Recepção e Credenciamento
8:45 às 9:15 – Abertura Solene – Apresentação da Ação da Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca e demais autoridades
9:15 às 10:45 – Resultados do Diagnóstico Situacional do Câncer de Boca no país e capacitação sobre o Diagnóstico do Câncer de Boca
● Resultados do diagnóstico situacional;
● Epidemiologia e Fatores de risco (idade, hábitos);
● Desordens Potencialmente Malignas;
● Câncer de Boca;
● Proposta de prevenção e diagnóstico precoce baseada em evidências.
10:45 às 11:15 – Apresentação sobre o fluxo ideal do diagnóstico do câncer de boca na rede pública de saúde
11:15 às 11:30 – Intervalo
11:30 às 13:00 – Mesa-redonda – Debate sobre a situação atual e local do fluxo do diagnóstico do câncer de boca