SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Botafogo não vence há quatro partidas no Brasileiro, viu a vantagem na liderança derreter e agora liga o alerta para não repetir Palmeiras, São Paulo, Inter e Grêmio em outros anos: perder o título após disparar na ponta.
O Botafogo tem mais sete jogos na tabela. O time está com 59 pontos, empatado com o atual vice, Palmeiras que tem um jogo a mais, e vê ainda Red Bull Bragantino e Grêmio na sua cola.
PALMEIRAS FOI DE LÍDER A 5º COLOCADO NO BRASILEIRO DE 2009
Comandado pelo então tricampeão brasileiro Muricy Ramalho, o Palmeiras liderou o campeonato por 17 rodadas naquela edição, sendo apontado como favorito ao título por muitos.
Na 28ª rodada, o Palmeiras estava com cinco pontos de vantagem sobre o vice, São Paulo, mas perdeu a liderança para o rival cinco jornadas depois. O time de Marcos e Diego Souza não só deixou a primeira posição como ficou fora até mesmo da zona de classificação à Libertadores.
O Flamengo assumiu a ponta da tabela na 37ª rodada e consolidou o título somente na última rodada, após vencer o Grêmio por 2 a 1.
INTER E SÃO PAULO DERRAPARAM, E TÍTULO DE 2020 CAIU NO COLO DO FLAMENGO
O Flamengo só liderou o Brasileiro de 2020 na penúltima rodada. Antes disso, São Paulo e Internacional praticamente se revezaram na ponta da tabela.
O Inter foi líder em dois momentos: da 5ª à 10ª rodada e na reta final, da 31ª até a 36ª, quando viu o título escorregar de suas mãos. Os Colorados precisavam apenas vencer o Corinthians na última rodada, mas saíram do Beira-Rio com um empate e viram o Flamengo levantar a taça.
Já o São Paulo chegou a liderar a competição por 14 rodadas consecutivas, chegando a abrir 7 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O time de Fernando Diniz oscilou bastante no segundo turno, perdeu a gordura que tinha e foi ultrapassado pelo Inter na 31ª rodada após levar um doloroso 5 a 1.
O time tricolor paulista não conseguiu se recuperar e terminou na quarta posição após maus resultados seguidos.
GRÊMIO ESTAVA DEZ PONTOS NA FRENTE DO SÃO PAULO EM 2008
O Brasileiro de 2008 já estava na 23ª rodada quando o Grêmio liderava com folgas. Naquele momento, os gaúchos tinham cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder e 10 em relação ao São Paulo (5º colocado).
Depois de fazer um ótimo primeiro turno, a equipe comandada por Celso Roth teve uma queda brusca de rendimento na segunda metade. A partir disso, o time passou a ser ameaçado a todo momento, chegando a perder a liderança e retomar em seguida.
O São Paulo teve um segundo turno espetacular até assumir a ponta na 33ª rodada e não sair mais. Os tricolores terminaram campeões, com 75 pontos, enquanto o Grêmio ficou com o vice, somando 72.
Redação / Folhapress