Médicos de Guarujá e região que desejam estabilidade financeira tem uma ótima oportunidade com o processo seletivo do Programa Municipal de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). Segundo a Prefeitura, são 10 vagas disponíveis e a bolsa mensal chega a R$ 9.780.
O prazo para as inscrições vai até 18 de novembro e a bolsa mensal será paga pela prefeitura, por meio do, Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) e o Ministério da Saúde.
As inscrições são gratuitas para matrículas e podem ser feitas no site da Prefeitura. A prova acontece no dia 2 de dezembro, das 13 às 17 horas, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá, localizada na Rua M, 75, na Enseada.
Requisitos
Para participar, o graduado em Medicina deve ter concluído a faculdade e estar regularizado com o Conselho Regional de Medicina (CRM).
Após o processo, os residentes atuarão com os equipamentos fornecidos pela Secretaria Municipql de Saúde (Sesau), dentro das Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Prefeitura. A carga horária é 60 horas semanais.
Conheça o projeto
Consiste em uma pós-graduação, em forma de especialização, que envolve a Prefeitura de Guarujá, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Unoeste. A iniciativa permite ao médico residente a melhora de seu desempenho profissional, por meio da prática e os estudos diários. O PRMFC possui, à frente, profissionais capacitados para atuarem em formação continuada.
Os médicos passam por diversas especialidades durante o curso, como gineco-obstetrícia, pediatria, urgência e emergência, cardiologia, pequenas cirurgias, entre outras.
Sancionada pela Lei Municipal 4.854/20, o Programa teve início em 2021, com quatro médicos atuando nas Usafas. Também há o apoio da Unoeste Medicina, via Coapes, aprovado pela Lei do Programa “Mais Médicos”.