Os trabalhadores da Volkswagen (VW) de Taubaté aprovaram a extensão do acordo coletivo na fábrica até 2028, nesta quinta-feira (9) . A proposta negociada pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) com a montadora prevê estabilidade nos empregos, investimentos e contratações.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com o Sindmetau, o acordo garante cláusulas para valorização da PPR (Programa de Participação nos Resultados), do piso salarial e da data-base, com a implantação de um vale-alimentação. A aprovação ocorreu em duas assembleias. A primeira de manhã, com os trabalhadores do terceiro turno. Já a segunda foi no período da tarde, com funcionários do primeiro e segundo turnos de produção, do setor administrativo e os mensalistas.
Com a extensão do acordo, a estabilidade nos empregos na Volks fica assegurada até 2028. Também serão contratados em Taubaté 137 funcionários (sendo 37 pelo Senai) a partir de janeiro de 2024. A princípio, as admissões serão por prazo determinado de um ano, prorrogável por igual período.
Fica garantida ainda a efetivação dos alunos do Senai que atuarem na Volks nos anos de 2025, 2026, 2027 e 2028, desde que seja atingida a nota de aprovação estabelecida pela montadora. Esse acréscimo na mão de obra será feito para produção de um novo SUV compacto em Taubaté, que será lançado em 2025. A unidade também está credenciada para receber novos investimentos e produtos compartilhados com outras unidades da Volks.
O acordo também estabelece cláusulas para valorização da renda dos trabalhadores, com novo piso salarial e aplicação de reajustes nos salários e na PPR até 2028. Outra novidade é a implantação de um vale-alimentação mensal de R$ 1 mil a partir de 2024.
As negociações foram realizadas de forma conjunta entre os quatros sindicatos que representam os trabalhadores no Brasil.