3.9 milhões de candidatos em todo o Brasil prestaram, na tarde deste domingo (12), o segundo dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na ocasião, os estudantes responderam 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.
Para o professor Dersin, de Física, a prova contou com perguntas rápidas e sem textos longos, prevalecendo a mecânica cinemática nos assuntos abordados.
“Uma coisa que chamou bastante atenção é que em Física a prova não estava longa. As poucas contas eram contas rápidas”, indicou o professor, do SEB Lafaiete.
Sobre as principais dificuldades, o educador aponta para uma questão sobre força de atrito e a variável de aceleração, sendo esta a mais difícil da prova. Fenômenos ondulatórios também foram abordados, mas de forma teórica.
“Cabe ressaltar que a equipe de Física SEB Lafaiete acertou algumas questões na aula dica, relacionadas a quantidade de calor sensível, quantidade de calor latente, e eco”, pontuou Dersin.
Tradicional do exame, o professor de Física ainda aponta para as questões compartilhadas. Segundo Dersin, perguntas relacionadas à Química e Física surgiram em meio a questionamentos sobre gases.
Em comparação ao último ano, Dersin considera o exame de 2023 “levemente mais fácil”.
Segundo Fernando Roma, que leciona Biologia, o Enem abordou assuntos relacionados à Botânica, Zoologia, Citologia, Ecologia, Fisiologia e Genética.
“Não houve nenhum questionamento político, nenhum questionamento ambiental direto, polemização sobre assunto qualquer e houve uma distribuição bastante interessante das questões”, afirmou Roma.
Em relação ao exame de Matemática, o professor Frederico Braga afrima que a prova foi a mais fácil dos últimos anos, sendo muito interpretativa e com poucos cálculos. “Sentimos falta de assuntos importantes como Combinatória e projeções ortogonais. Assunto como porcentagem teve pouca abordagem o que não é normal”, disse.
Próximas datas
O gabarito oficial das provas será divulgado no dia 24 de novembro na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep.
O resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, na página do participante.
*Texto em atualização.