O domingo (12/11) foi de muito sol, calor, praias cheias, mas uma onda de arrastões nas praias de São Vicente tirou a paz de quem queria apenas curtir o final de semana. Diante disso, o prefeito Kayo Amado (Podemos) e deputados estaduais já fizeram a solicitação ao Governo de São Paulo para que a Operação Verão seja antecipada.
O chefe do Executivo não escondeu a indignação e, por meio das redes sociais, falou sobre o caso deste domingo, ocorrido nas praias do Itararé e Gonzaguinha.
“Quero falar da importância de olharmos com carinho o mês de novembro, ou, mais especificamente, os fins de semana anteriores à Operação Verão se instalar na região. Eu digo isso com a propriedade de, no ano passado, ter, no mês de novembro, sofrido demais com aquelas ondas de arrastões em supermercados que marcaram negativamente a nossa Baixada Santista”.
Ainda segundo Kayo Amado, o reforço policial também precisa ser realizado aos finais de semana, especialmente em feriados prolongados. “Eu volto a reforçar um olhar para os fins de semana de novembro, onde a gente já sabe que vai ter sol, que vai aumentar a população, que vai ser mais desafiador, de repente a gente tentar fazer algum tipo de conversa para ampliar temporariamente esse efetivo”.
O prefeito de São Vicente lembrou que fez solicitações no último dia 24 de outubro, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), para o Coronel Pereira Lima, Comandante do CPI-6. Entre outros temas, o encontro tratou da implantação da Operação Verão 2023/2024.
Parlamentares se manifestam
Após o pronunciamento do prefeito Kayo Amado, os deputados da Baixada Santista também reforçaram o pedido por mais policiamento.
A deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) afirmou que reforçará o pedido ao Governo do Estado. Segundo ela, as ocorrências com roubos e furtos se tornaram constantes na região.
“Tem que ter mais policiamento urgente na Baixada Santista. No verão passado, antes mesmo de assumir como deputada, ouvi moradores, fiz reuniões, cobrei mais policiamento. Mas quantos policiais a mais temos na nossa região? O nosso efetivo policial não cresceu. Estarei mais uma vez nesta segunda-feira (13/11), reforçando o pedido e cobrando o Governo do Estado. A Baixada está crescendo, os turistas estão vindo com mais frequência, e o Poder Público precisa se preparar para essa realidade”.
Outro que se manifestou sobre o assunto foi o deputado estadual, Caio França (PSB). Ele reforçou a necessidade de mais policiais na Baixada Santista.
“Já cobramos milhares de vezes a ampliação do efetivo policial e a presença constante de batalhões de choque. Essa decisão é exclusiva da Secretaria de Segurança Pública”, afirmou.
Já o deputado estadual Tenente Coimbra (PL), ressaltou que já entrou em contato com o Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite.
“Entramos em contato com o secretário Derrite sobre os arrastões em São Vicente. Entendemos que o cobertor é curto na questão do efetivo. Mas temos a urgência de mais patrulhamento, principalmente nos finais de semana e feriados. A Operação Verão só começa no meio de dezembro, até lá, precisamos de reforços”.
O deputado estadual, Paulo Mansur (PL), colocou-se à disposição para auxiliar nas tratativas com o Governo do Estado.
“Nesta terça-feira estarei em reunião com o Secretário de Segurança do Estado, Derrite, para tratar da Operação Verão, entre outros assuntos. Conte Comigo!”, declarou.