Nesta quarta-feira (22), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que acionou a Justiça para conseguir autorização para retirar as famílias de casas que estão em áreas de risco no Litoral Norte.
O processo é conhecido como “remoção compulsória”. No entanto, segundo ele, será feita em último caso.
“A gente vai tentar convencer, vamos usar todos os argumentos, vamos tentar acolher, vamos tentar mostrar que eles vão ser abrigados, vamos mostrar que a gente vai proteger o patrimônio, que a gente vai garantir a segurança e, em último caso, a gente vai fazer a remoção compulsória”.
Em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje, Tarcísio confirmou a informação de aumento no efetivo policial para ajudar no trabalho de convencimento e evitar saques nas casas. O abastecimento de água foi 100% reestabelecido em São Sebastião.
De acordo com o tenente-coronel Hengel Ricardo, responsável pelas operações no Litoral Norte, Equipes da Defesa Civil vão fazer buscas nesta quarta-feira (22) no ponto de bloqueio total da Rio-Santos, na altura da Praia Preta, onde há carros soterrados.
“Ainda estamos com o ponto de interrupção na Praia Preta, em Juquehy. Estamos mandando uma equipe de busca hoje porque há carro soterrado nessa região. Tem a preocupação se ainda está com vitima lá, muitas vezes pode ter sido surpreendido na hora que estava passando pela estrada”, disse o tenente-coronel.
Até o momento, a Defesa Civil confirma 48 mortes (47 em São Sebastião e uma em Ubatuba).