Seis hospitais estaduais de São Paulo foram premiados na segunda-feira (13/11) no Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA). Ele reconhece organizações que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no âmbito do SUS. Um dos premiados foi o Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro, de Santos.
Segundo o Governo de São Paulo, a homenagem faz parte da 16º edição do Seminário Hospitais Saudáveis, promovido em parceria com a organização internacional Saúde Sem Dano e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
A Rede Lucy Montoro de Santos se destacou por ter adotado diversas práticas de sustentabilidade que visam, principalmente, a redução do uso de plástico na unidade. Entre elas estão a diminuição em 30% do uso de copos plásticos por mês, o que equivale a 2.500 copos, que foram substituídos com o fornecimento de canecas de porcelana para os colaboradores.
O hospital também adotou a substituição total das embalagens plásticas zipadas para a entrega dos kits de dieta dos pacientes. Assim, evita o consumo e descarte mensal de cerca de 1.200 embalagens plásticas, que foram substituídas por embalagem de papel. Além disso, houve a aquisição de 100% de luvas de procedimento nitrílica e soros fisiológicos livres de látex e PVC.
O PAMA de 2023 também reconheceu iniciativas vencedoras de hospitais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo e de Goiás e Pernambuco. Entre todos os destaques do país, há projetos relacionados ao gerenciamento de resíduos, economia de água e energia e tratamento de efluentes.
Objetivo
Com o tema “Ação Climática para Transformação do Setor de Saúde”, o 16º Seminário Hospitais Saudáveis busca debater as urgências, efeitos e exigências provocadas por eventos climáticos, propondo soluções para instituições de saúde públicas ou privadas. O evento ocorre até amanhã (14).
“A mudança do clima ameaça neutralizar os avanços da medicina alcançados nos últimos 50 anos. É preciso agir rápido, inovar e estabelecer soluções para questões que há pouco tempo sequer existiam. O Seminário Hospitais Saudáveis é o espaço para dirigentes e profissionais de saúde fazerem um balanço dos avanços obtidos, trocarem experiências e planejarem juntos como superar esta crise”, afirmou o Presidente do Conselho do Projeto Hospitais Saudáveis e arquiteto do Centro de Vigilância Sanitária da SES-SP, Vital Ribeiro.
Também nesta segunda-feira, palestrantes e convidados discutiram sobre liderança e compromissos climáticos nas organizações de saúde, bem como sobre gerenciamento de resíduos orgânicos. Já na terça, os temas abordados serão alternativas energéticas de baixo carbono, planos de gestão de carbono, uso de plásticos e gestão sustentável da cadeia de suprimentos do setor de saúde.