SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A escritora e crítica literária A.S. Byatt morreu aos 87 anos. A notícia foi compartilhada por sua editora, a Chatto & Windus, selo do grupo Penguin, nesta sexta-feira (17).
“Estamos profundamente tristes ao anunciar a morte de Antonia Byatt, uma das mais importantes escritoras e críticas do nosso tempo”, escreveu a editora. “Ela morreu em paz em casa, cercada por familiares próximos. Uma garota de Sheffield com uma forte sensibilidade europeia, Antonia tinha uma mente extraordinária que produziu uma visão criativa única.”
Byatt ganhou o Booker Prize em 1990 por “Possessão”, livro sobre dois jovens pesquisadores que investigam um caso de amor secreto entre dois poetas vitorianos. O livro foi um sucesso de vendas e foi adaptado para o cinema em 2002, nas mãos do diretor Neil LaBute.
Ela é autora de outros dez romances, além de seis coletâneas de contos e uma carreira paralela como crítica. Em 1991, se definiu, em entrevista ao jornal americano The New York Times como uma romancista que, por acaso, é muito boa academicamente.
“Ao longo de sua carreira, ela [Byatt] teve uma capacidade infalível de fazer perguntas diretas e perscrutadoras”, diz o comunicado da editora.
“Seus romances demonstraram um profundo envolvimento com a história e a consciência histórica -e uma compreensão das tradições em que escreveu- seja conto popular ou romance. E se sua ficção oferecia um reino imaginativo de ideias, também era calorosa, envolvente e repleta de personagens inesquecíveis.”
Byatt nasceu em 1936 e cresceu em Sheffiend e York. Estudou inglês em Cambridge, em Bryn Mawr College (na Filadélfia) e na universidade de Oxford. Em 1962, começou a lecionar na University College London.
Em 1999, recebeu o título de dama da Ordem do Império Britânico, que reconhece contribuições para as artes e ciências.
Redação / Folhapress