Um sol para cada um. Este foi o clima na Baixada Santista, que registrou temperaturas médias acima dos 42ºC. Mas a sensação térmica era de 50ºC. Em Santos, os painéis apontavam para temperaturas que variavam entre os 44ºC e 50ºC. Como consequência, mais de 70 pessoas foram socorridas, devido ao mal estar.
Em Santos, a prefeitura informou que a medição foi feita em uma estação meteorológica da Defesa Civil, no bairro São Manoel. Os termômetros oficiais registraram 42,3ºC.
Já o diretor científico da Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, registrou números ainda maiores neste sábado. Segundo ele, a sensação térmica estimada foi de 54ºC com umidade do ar de 44%. O registro foi feito às 11h59, na estação meteorológica da instituição, nos bairros Marapé e Vila Belmiro.
Bonafim acrescentou que a sensação térmica é calculada a partir da junção de uma série de variáveis como temperatura, vento e umidade relativa do ar. A estação meteorológica da ONG conta com equipamentos eletrônicos para medir esses dados.
Pela noite, a chuva até que apareceu, acompanhada de raios e gerando pontos de alagamentos. No entanto, nenhuma grave ocorrência causada pelo tempo foi registrada até o momento.
Resgates
Mas se para uns, o calor é bem vindo, para outros ele foi prejudicial. Pelo menos 73 pessoas precisaram ser socorridas após passarem mal com sintomas relacionados ao forte calor nas cidades da Baixada Santista.
Em São Vicente, a administração informou que equipes do Samu na cidade atenderam 43 ocorrências relacionadas às altas temperaturas. Todas receberam os devidos cuidados.
Já em Santos, o Samu realizou 20 atendimentos entre casos de insolação e desidratação por conta do calor. Algumas foram encaminhadas para unidades de saúde, enquanto outras foram atendidas no local.
Nas demais cidades da Baixada Santista, Bertioga teve dois atendimentos de pessoas que passaram mal. Guarujá teve nove atendimentos.