O mau cheiro persiste nos bairros da Zona Leste de Araçatuba (SP), gerando uma nova onda de reclamações após a matéria veiculada em 14 de novembro. Na época, a Prefeitura anunciou inspeções em 20 bairros, na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e no aterro sanitário municipal como resposta ao desconforto relatado pelos moradores.
Os munícipes foram orientados a acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153 sempre que se sentissem incomodados pelo odor. Contudo, alguns leitores afirmaram que, ao buscar a Guarda Municipal, foram instruídos a contatar a GS Inima Samar, indicando uma possível relação do problema com o esgoto.
Em novo contato, a Prefeitura esclareceu que a Guarda Municipal recebe denúncias sobre irregularidades conforme as leis municipais, destacando o descarte inadequado de lixo como uma das situações abordadas. Em relação ao mau cheiro, a administração municipal afirmou que as queixas recentes estavam relacionadas ao odor de esgoto, isentando o aterro sanitário de responsabilidade. A nota oficial destaca que, nestes casos, a GS Inima Samar deve ser acionada.
Quanto à suspeita de vazamento de esgoto próximo à rotatória da avenida dos Estados com a avenida Waldir Felizola de Moraes, a GS Inima Samar confirmou o problema, atribuindo-o a uma obstrução na rede.
A empresa assegura que equipes resolveram a questão entre os dias 10 e 13 de novembro e que a situação não está relacionada ao atual desconforto olfativo. A GS Inima Samar reforça os canais de atendimento para problemas de vazamento de esgoto ou água, incluindo WhatsApp (11) 95020-6424 e Call Center 0800 7702295.