O Botafogo despediu-se do campeonato nacional da série B, jogando e perdendo dentro do estádio Santa Cruz, na tarde deste sábado (25/11) contra o time do Londrina, penúltimo colocado na tabela e já rebaixado para a série C. O time de Ribeirão aproveitou a partida, já que não corria nenhum risco, e ocupava de forma tranquila a 12ª colocação, para colocar em campo uma porção de jovens jogadores, que fizeram parte da equipe Sub-20 e, certamente, serão utilizados no campeonato paulista do próximo ano.
O jogo
O Botafogo começou de forma avassaladora. Logo aos 2 minutos, depois do cruzamento de Zé Lúcio, Tortello fez o gol, mas o VAR anulou o tento. O time de Ribeirão comandava o jogo, enquanto o Londrina se defendia. Aos 28 minutos, mais uma vez o Var entrou em ação, numa jogada faltosa envolvendo o lateral botafoguense Patrick Brey, derrubado na área. Os botafoguenses reclamaram pênalti, mas depois de analisar o VAR. o árbitro considerou jogada normal.
No segundo tempo, o cenário não foi diferente, no entanto o Londrina chegava ao gol do Botafogo com mais intensidade. Aos 15 minutos, William Barbio cobra uma falta com perfeição no canto inferior esquerdo e faz 1 a 0 para o Londrina. Dali para frente as duas equipes fizeram muitas substituições e a partida foi se perdendo tecnicamente. No final, o Pantera conhece a sua 15ª derrota no campeonato e a diretoria promete uma equipe competitiva, com vistas ao acesso para a série A, no ano de 2024.
Os times que subiram e os que caíram
As quatro equipes que farão parte da série A, no próximo ano são: Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense.
As equipes que caíram para a Série C, no próximo ano são: Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC.