A internet 5G já está operando em Araçatuba, Birigui, Presidente Prudente e Teodoro Sampaio, oferecendo a possibilidade de navegação até 100 vezes mais rápida. A InvestSP anunciou que nos próximos meses, a tecnologia pode ser expandida para mais 92 municípios nas regiões de Araçatuba e Presidente Prudente. No entanto, para viabilizar essa expansão, será necessário realizar diversas modificações nas leis municipais relacionadas à instalação de antenas.
Os dados foram divulgados em um evento realizado em Araçatuba pela InvestSP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba e a Unisalesiano. A iniciativa faz parte do programa TecnoCidades, do Governo de São Paulo, que busca promover a inovação no estado, gerando emprego e renda. Apenas 15 das 96 cidades envolvidas já atualizaram suas legislações, sendo oito na região de Araçatuba e sete na região de Presidente Prudente.
Para que as operadoras invistam na infraestrutura do 5G, será necessário que as demais cidades também atualizem suas leis, uma vez que a tecnologia exige um número de equipamentos até 10 vezes maior que o 4G, posicionados em diversos locais, como semáforos e fachadas de imóveis. A ativação do 5G já foi autorizada pela Anatel em 320 cidades paulistas, mas apenas 234 possuem leis atualizadas.
A InvestSP destaca a importância da atualização legislativa para acelerar a chegada da tecnologia, visando atrair investimentos, impulsionar projetos de inovação e gerar empregos e renda. O evento incluiu painéis sobre a relevância do 5G para a competitividade dos municípios, créditos para soluções inovadoras nas cidades e atualização das leis, com a participação de representantes de diversas organizações do setor.
Fim das antenas parabólicas tradicionais
A InvestSP também tem feito uma mobilização pela troca das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais. Isso porque o sinal dos equipamentos antigos pode sofrer interferências, com a chegada do 5G, e será desativado no fim de 2024. A ideia é incentivar e apoiar as prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas, que pode ser feita gratuitamente nas 320 cidades paulistas onde a ativação do 5G já foi liberada pela Anatel.
“Araçatuba, como sede de região, tem a obrigação de ajudar e se unir às cidades vizinhas. O avanço do 5G é uma realidade e essa tecnologia impacta diversos aspectos, desde a modernização da educação e comunicação até a saúde, possibilitando novas tecnologias nessa área. Além disso, devemos estar atentos à substituição das antenas parabólicas do antigo sistema, para garantir que todos tenham acesso a um sinal de qualidade, por meio da troca de antenas oferecida gratuitamente”, diz o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.
Para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa: ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo.
Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas. A lista com as cidades onde já é possível fazer a troca, as regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site do Siga Antenado. (https://sigaantenado.com.br/)