O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou a outorga do título “Doutor Honoris Causa” para o grupo Racionais MC’s. Essa honraria é a “distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp.”
Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay são reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro.
O professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCH) Mário Medeiros presidiu a comissão formada por especialistas para avaliar concessão do título ao grupo.
A honraria ressalta a atuação política dos Racionais MC’s no combate ao racismo e à demais violências sociais que existem em nosso país. “O pedido tem vínculo com uma série de mudanças sociais importantes das quais a Unicamp faz parte desde meados dos anos 2010, e em particular 2017, quando neste Conselho Universitário foi aprovado um parecer favorável às ações afirmativas para estudantes pretos, pardos, indígenas e oriundos de escola pública”, afirmou o professor.
O título “Doutor Honoris Causa” é concedido “a pessoas que contribuem de maneira notável para o progresso das ciências, das letras ou das artes e/ou que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade ou tenham prestado relevantes serviços à Universidade. Ele é também a distinção máxima prevista em estatuto da Unicamp.
Racionais na Unicamp
O grupo tem um histórico com a Universidade. Em 2018, as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno viraram leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp. Essa foi a primeira vez que um disco musical entrou na lista para a prova.
Em 2022 o grupo esteve na Universidade para uma aula aberta ministrada na disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro.”
Inclusive, segundo a Universidade, foi nessa oportunidade que foi anunciado a ideia de conceder o título aprovado neste dia 28 ao grupo.