A Brasil Terminal Portuário (BTP) completou, na última terça-feira (28), 10 anos desde sua inauguração no Porto de Santos, litoral de São Paulo. Ao longo da última década, a empresa ganhou destaque entre os terminais dedicados a contêineres na região santista. Com uma área projetada de 430 mil m², o terminal está entre os mais modernos e eficientes do Brasil e do mundo.
Diante da capacidade operacional de movimentar, anualmente, cerca de 1.5 milhão de TEUS, equivalente a um container de 20 pés (6,96 metros), BTP também se destaca na avaliação de seus clientes satisfeitos com a implementação das melhores práticas de gestão e nível operacional. Uma medida dessa eficiência está no tempo médio necessário para um caminhão descarregar sua carga no terminal que, entre a entrada no pré-gate e a saída, leva em média 75 minutos. Resultados positivos que, no último ano, também foram reconhecidos pelo mercado.
Recentemente, a BTP foi premiada pelo Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) como uma das empresas referência em atendimento ao cliente, e foi eleita como fornecedora do ano na categoria Excelência em Serviços Aduaneiros pela Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
“Nossos 10 anos em Santos foram marcados, o tempo todo, por uma orientação de inovação constante e de melhorias contínuas nas atividades operacionais. Focamos em investimentos em equipamentos e infraestrutura para excelência no atendimento aos clientes, bem como olhamos com carinho e cuidado o desenvolvimento dos nossos colaboradores, aprimorando a capacitação de todos para estarem prontos para mais 10, 20 anos de atuação da BTP nesse porto”, enfatiza Ricardo Arten, CEO da BTP.
10 anos de investimentos – Desde o início das operações, a companhia tem realizado importantes investimentos no terminal. Começou com a recuperação de uma degradada área conhecida por ‘Lixão da Alemoa’, em um projeto de remediação ambiental que levou 30 meses, até erguer ali um berço de mais de 1.100 metros e capaz de acomodar três navios de grande porte simultaneamente.
Entre a remediação ambiental e o projeto de implantação do terminal, em novembro de 2013, a companhia consumiu mais de US$ 800 milhões em investimentos iniciais diretos aportados pelos sócios Terminal Investiment Limited (TiL) e APM Terminals, dois dos maiores operadores portuários do mundo, e financiamento pelo International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial. Investimentos consistentes em equipamentos, obras de infraestrutura modernizantes e instalação de novas tecnologias para a BTP atingir o seu estágio atual.
Ao longo de 10 anos e operando em jornadas de 24 horas os sete dias da semana, o terminal já atingiu a marca de embarque e desembarque de mais de 14.8 milhões de TEU, como se define cada contêiner do padrão de 20 pés. E foram atracados ali ao longo do berço mais de sete mil navios, conectando Santos a portos nos cinco continentes, além da costa brasileira.
Compromisso social – A BTP também é uma empresa vetor de transformação na comunidade. Atualmente, investe R$ 3.5 milhões em 19 projetos sociais, com impacto social de mais de mil pessoas, especialmente jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. Com geração de renda para o município, contribui voluntariamente para projetos edificantes de melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, como o investimento de mais de R$ 18 milhões para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e a ampliação do Centro da Juventude da Zona Noroeste, no Dique da Vila Gilda, na área continental de Santos onde vivem cerca de seis mil pessoas.
O terminal também desenvolve iniciativas próprias de inclusão social. Entre os destaques estão o projeto “BTP para Todos”, um curso gratuito oferecido pela empresa dentro do seu próprio terminal com o objetivo de capacitar pessoas com deficiência para trabalhar no setor portuário, contribuindo para a qualificação de cerca de 250 pessoas em nove anos. O “Projeto Inclusive”, outra iniciativa social da BTP, promove a inclusão digital tanto para colaboradores interessados e seus familiares como para moradores de comunidades, por meio da oferta de curso de informática gratuito em parceria com o Senac Santos. Já nas comunidades do entorno, a BTP promove iniciativas voltadas a qualificação de jovens como a “Oficina de Preparação para o Mercado de Trabalho”, realizada atualmente no bairro do Saboó, em Santos, e um programa de visitas que promove a integração porto-cidade.
Para o CEO da BTP, Ricardo Arten, a empresa irá avançar ainda mais em sua agenda ESG (ambiental, social e de governança). “É nosso compromisso realizar uma operação portuária responsável que alie desenvolvimento econômico, respeito ao meio ambiente e inclusão social, por isso o nosso plano de investimentos para os próximos 20 anos seguirá as diretrizes ESG da empresa. Com o meio ambiente, nosso compromisso é sermos um terminal com zero emissão de carbono a partir de 2030”, afirma Arten.
Compromisso de investimentos com a renovação – Como parte do pedido de renovação do seu contrato de arrendamento, por mais 20 anos até 2047, a BTP firmou o compromisso de investimentos de R$ 1.5 bilhão (em valores de dezembro de 2020) podendo ser ainda ampliando nos próximos anos. O pedido de renovação desenhado pela Empresa inclui o aumento de capacidade operacional, com aquisição de nova frota de equipamentos, além de reforço dos berços, readequação de instalações e edificações e automatização dos gates. O pacote de investimentos irá permitir o aumento de capacidade operacional em mais 40%.
A capacidade de movimentação de cais da empresa será ampliada pela compra de quatro novos e modernos guindastes utilizados para carregar e descarregar os containers dos navios, totalizando 12 eletrificados, além de novas defensas. A área reefer também terá aumento significativo, passando das atuais 2.128 para cerca de 3.500 tomadas refrigeradas. Os investimentos do terminal também estarão voltados para tecnologia e inovação com a primeira rede privada 5G do setor portuário instalada no continente latino-americano, que contribuirá para ampliar a performance do terminal nos próximos anos. Atualmente, o processo de renovação da BTP encontra-se em fase final de aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
10 anos da BTP em números – Instalado na margem direita do Porto de Santos, a BTP tem capacidade para receber 3.900 caminhões para carga ou descarga a cada 24 horas, num frenético vai e vem de carretas e seus contêineres, ora carregados de medicamentos e alimentos, ora de carga de carne bovina e usando contêineres refrigerados. Para dar conta desse movimento, mais de 1.500 colaboradores, de pátio ou escritório, de manutenção ou operadores de sofisticados portêineres ou guindastes se revezam dia e noite numa atividade que não para.
- de 7 mil navios atracados
- de 9.5 milhões de contêineres movimentados
- de 14.8 milhões de TEU movimentados
- de R$ 257 milhões destinados a remediação ambiental
- de 300 projetos de melhorias implementados no terminal
- de 1.500 empregos diretos e 7.500 empregos indiretos