A partir da próxima sexta-feira (1), o Museu Pelé em parceira com o Museu do Futebol, irá receber a exposição, “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”. A mostra ficará e cartaz na sala de exposições temporárias até 31 de março de 2024, e poderá ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada para o Museu Pelé é gratuita.
A mostra apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por Lei de jogar bola entre 1941 e 1979. Trata-se de uma versão itinerante da exposição montada no Museu do Futebol em 2019, que teve mais de 200 mil visitantes, com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino.
A cada cidade por onde passa, “CONTRA-ATAQUE!” ganha um módulo especial sobre a história do futebol de mulheres na cidade. Com pesquisa realizada por Daniela Lima, o módulo contará como as mulheres de Santos que logo se organizaram para jogar bola após a queda do decreto-lei que as impedia praticar futebol.
O Museu Pelé fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo, Santos.