SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após apagão do início de novembro registrado em São Paulo, a Enel anunciou que parte dos clientes terão isenção da cobrança por três meses. Nesta quinta-feira (30), a companhia afirma que o benefício será para clientes de baixa renda cadastrados no benefício da tarifa social de energia elétrica que ficaram mais de 48 horas sem energia.
O auxílio também será concedido aos consumidores que dependem de equipamentos elétricos para sobreviver, chamados de eletrodependentes, que também foram previamente cadastrados na distribuidora. A isenção já começa na conta de dezembro.
A concessionária explica que a isenção nas contas de energia vale apenas para os clientes cadastrados previamente nessas categorias antes da data da chuva e ventos de até 104 km/h que afetou a de distribuição no dia 3 de novembro em São Paulo.
Ainda de acordo com a concessionária, caso esses clientes tenham débitos anteriores com a distribuidora, até três contas atrasadas serão abonadas em substituição à isenção.
O apagão em São Paulo aconteceu em decorrência de um temporal que deixou 2,1 milhões de clientes da empresa, em 24 cidades da região metropolitana de São Paulo, sem energia -parte deles até por uma semana.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o italiano e então presidente da Enel Nicola Cotugno afirmou que a empresa não precisava se desculpar pelo ocorrido, porque foi “algo excepcional” e o “vento foi absurdo”. Depois, ele se desculpou.
“Infelizmente, em italiano, a palavra ‘desculpar-se’ significa dar elementos para tirar a culpa de si. Então usei a palavra, como uma má tradução, para dizer ‘eu não quero tirar responsabilidade de mim’, mas quero dar uma visão do contexto”, afirmou, durante depoimento na CPI da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
Redação / Folhapress