RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ministério Público arquiva inquérito sobre utilização da CIP pela Prefeitura de Birigui

O Ministério Público decidiu arquivar o inquérito civil instaurado em junho de 2021 para investigar possíveis irregularidades na utilização da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) pela Prefeitura de Birigui. A investigação teve início após uma representação do atual prefeito, Leandro Maffeis (Republicanos), contra o ex-prefeito, Cristiano Salmeirão (Solidariedade).

Segundo a representação, no período de 2018 a 2020, os recursos da CIP teriam sido destinados ao pagamento da folha de salários dos servidores municipais e ao repasse de recursos para a Câmara, o que seria uma irregularidade formal. A administração pública alegou ter corrigido essa prática a partir de 2021, direcionando os recursos exclusivamente para o pagamento da conta de energia elétrica.

Ao solicitar a investigação, Maffeis argumentou que, se comprovada a irregularidade, Salmeirão teria cometido improbidade administrativa. O inquérito civil foi prorrogado diversas vezes, e o relatório final da sindicância propôs o arquivamento, alegando não ter identificado danos ao erário, enriquecimento ilícito ou possíveis fraudes.

A promotora de Justiça Cláudia Maria Burtolin Cussolo propôs o arquivamento, citando uma gestão ineficiente sem elementos suficientes para caracterizar má-fé ou dolo do gestor. O Conselho Superior do MP-SP aprovou o despacho de arquivamento, destacando a ausência de elementos que justificassem a propositura de ação civil pública. O conselheiro relator Antônio Carlos da Ponte emitiu o despacho em 17 de novembro, e a decisão foi aprovada pela 2ª Turma de julgamento em reunião realizada na última terça-feira (28).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS