O assunto é a COP 28 – que começou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Até 12 de dezembro, líderes mundiais vão tentar encontrar um caminho efetivo na luta contra as alterações climáticas.
Providência mais do que necessária neste ano de 2023, em que o Planeta Terra segue batendo recordes de temperatura. Para os especialistas, esta cúpula do clima da ONU é a mais importante desde a COP 21, em 2015 – quando foi adotado o Acordo Climático de Paris.
Ali foi estabelecido que o objetivo seria limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau centígrado acima dos níveis pré-industriais.
Em 2023, o nível ficou 2 graus acima – emitindo um grave sinal de alerta para o mundo, assombrado com os eventos climáticos extremos. Para fazer valer o acordo de Paris, será preciso, entre outros objetivos, que se atinja – até 2050 — índice zero nas emissões dos gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
O mundo espera que em Dubai sejam encontradas respostas concretas para uma pergunta: se até hoje nos mostramos ineficientes, vamos a partir de agora conseguir controlar a crise climática?