SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Susan Sarandon publicou nota em rede social se desculpando por comentários antissemitas que fez durante um protesto pró-Palestina em novembro. A atriz pediu desculpas a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida. Após o incidente, a vencedora do Oscar foi dispensada por sua agência de talentos de Hollywood.
Na noite de sexta-feira (1), Sarandon publicou uma nota no Instagram afirmando que cometeu um “erro terrível” em seu discuso. A atriz tinha dito na manifestação que “há muitas pessoas com medo de serem judias neste momento e elas estão experimentando como é ser muçulmano neste país”.
Essa frase, ela pontuou, implicava falsamente que os judeus não sofreram perseguição durante anos. Ela ressaltou os séculos de opressão e genocídio judeu na Europa, e o tiroteio em sinagoga de Pittsburgh, nos Estados Unidos em 2018.
A atriz disse ainda que “lamenta profundamente diminuir a realidade” e por ter expressado comentários ofensivos.
A manifestação da qual ela fez parte protestava contra a guerra entre Israel e o Hamas, organização terrorista islâmica que governa a Faixa de Gaza, onde a maioria da população é palestina. O conflito eclodiu em outubro, após o Hamas lançar a maior ofensiva em anos contra Israel.
Sarandon afirmou na nota que não tinha planejado falar durante o comício e que sua intenção era “mostrar solidariedade na luta contra a intolerância de todos os tipos”, mas acabou falhando.
Redação / Folhapress