A Organização Social de Saúde (OSS) Organização Mãos Amigas anunciou que planeja efetuar o pagamento do 13º salário dos funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Birigui em parcela única, no 5º dia útil deste mês, junto com o salário.
A medida foi comunicada após a reportagem ter recebido informações sobre a não realização do pagamento da primeira parcela do benefício até a data limite de 30 de novembro.
A Mãos Amigas está em processo seletivo para contratação de profissionais para o pronto-socorro de Birigui, assumindo a gestão em substituição à Beneficência Hospitalar de Cesário Lange.
Funcionários das UBSs relataram problemas de atraso nos salários, incluindo o não recebimento do complemento do piso salarial da categoria de enfermagem, mesmo com o repasse do governo federal ao município.
Em resposta, a Mãos Amigas justificou o atraso inicial no pagamento como uma situação pontual relacionada a questões burocráticas e bancárias no início do contrato.
Quanto ao piso salarial da enfermagem, a entidade explicou que a decisão judicial para o pagamento ainda não estava em vigor quando a proposta foi apresentada no chamamento, e a questão está em fase final de trâmites administrativos, com a promessa de repassar os valores retroativamente a todos os colaboradores que preencham os requisitos legais necessários.