SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um homem morreu e ao menos 22 pessoas ficaram desalojadas após forte chuva atingir Xanxerê, na região oeste de Santa Catarina, neste domingo (10). Segundo a Defesa Civil Municipal, choveu mais de 130 milímetros em menos de uma hora na cidade, no período da manhã.
O recepcionista Luiz Henrique Vettori, 31, anos, morreu após ter o carro arrastado pela correnteza. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo ficou preso embaixo de uma ponte e Vettori não conseguiu sair. Ele trabalhava no Hospital Regional São Paulo, que divulgou nota lamentando o ocorrido.
Os bairros mais atingidos pelo temporal foram Vila União, Dos Esportes, Bortolon, Centro, Vista Alegre, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Cruz, São Jorge, Castelo Branco, Primo Tacca e Alvorada. Casas e pontos comerciais foram inundados.
Um centro comunitário é usado para abrigar famílias desalojadas. O prefeito Oscar Martarello pediu para que a população evite sair de casa enquanto a cidade não voltar ao normal.
A chuva provocou também a interdição da rodovia SC-155, na saída para Xavantina. Uma barreira caiu no local, impedindo o tráfego de veículos.
Algumas ruas precisaram ser interditadas devido aos alagamentos, acúmulo de lama e aos estragos provocados pela chuva. A limpeza deve demorar dois dias para ser concluída.
A Prefeitura de Xanxerê informou que as bacias de contenção em construção na cidade já conseguem segurar a vazão das águas em dias normais de chuva, apesar de estarem com apenas 30% das obras concluídas.
No entanto, neste domingo uma das bacias não suportou o volume do temporal de 130 milímetros em menos de uma hora e extravasou.
Em 2015 um tornado atingiu a região oeste de Santa Catarina e destruiu 30% da cidade de 51,6 mil habitantes. Na ocasião, casas e caminhões foram arrastados, postes de energia caíram e cerca de dez mil pessoas foram afetadas pelos estragos.
CRISTINA CAMARGO / Folhapress