Na tarde desta terça-feira (12), o prefeito Rogério Santos anunciou o balanço de investimentos realizados na cidade de Santos durante o ano de 2023, educação, zeladoria e geração de emprego foram os pontos de maiores investimentos na cidade.
Ao todos, 28 milhões de reais foram investidos na educação pública, com modernização em diversas escolas. Vale destacar que 75% dos estudantes da rede estão em escolas de período integral, que representa um avanço significativo na qualidade do ensino.
Com um investimento de 200 milhões de reais, a cidade está realizando umas das maiores obras de infraestrutura já realizadas, onde 75 vias em 19 bairros tiveram obras de melhoramento. Com o projeto que visa não só a pavimentação, tendo uma melhoria também na acessibilidade e na estética das ruas, com o destaque para a Avenida Azevedo Sodré, que recebeu mais de 6 milhões de reais em investimentos.
Além disso, o projeto prevê ainda a proposta de embutir fios e cabos em tubos subterrâneos, com exceção da rede elétrica, que visa revitalizar e melhorar o aspecto das ruas, além de incentivar o comércio de rua, com foco na valorização e fomento à prática sustentável.
A segurança também recebeu investimentos que ultrapassam ultrapassam 6 milhões de reais, a iluminação pública teve atualização com lâmpadas de LED, semáforos inteligentes fazem pare das obras de segurança pública da cidade.
Os bairros Castelo e Areia Branca tiveram um investimento de 38 milhões, com obras de macrodrenagem e a instalação elevatória, contribuíram não só no aspecto estético dos bairros, mas também, para a contenção de enchentes. Além disso, os canais também passaram por revitalização, totalizando quase 5 milhões em investimentos.
O projeto não só visa transformações físicas, mas também impacta positivamente a economia local. A geração de empregos é uma prioridade, com destaque para as Vilas Criativas e o setor porto-industrial.
O Parque Valongo se destaca com um investimento de 150 milhões de reais, custeado pela iniciativa privada. O local será mais um ponto de encontro para que todos possam aproveitar com a família, gerando emprego e atraindo turistas.
Além disso, o Bom Prato da cidade teve melhorias, com a chegada de duas unidades do Bom Prato Móvel, que vão atender os moradores dos morros e da Zona Noroeste. Elas vão se somar às quatro unidades fixas do restaurante popular que já funcionam na Cidade (Mercado Municipal, Morros, Vila Gilda e Zona Noroeste).
A Casa das Anas, teve grandes investimentos também, o local é voltado para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica ou que estavam em situação de rua, façam cursos, busquem profissionalização e fiquem até um ano para depois seguirem a vida fora da instituição.
Com mais de 50% das 600 metas do prefeito já concluídas, a cidade de Santos está posicionada para o próximo ano com um orçamento de 4.4 bilhões de reais, representando um aumento de 10%. O município se conquistou o primeiro lugar no eixo urbanismo e se consolida como a segunda cidade com maior cobertura de saneamento no país, consolidando seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus habitantes.