A Polícia federal e o Gaeco realizam uma operação contra roubo de cargas e caminhões na manhã dessa quinta feira, 14. São 15 mandados de prisão temporária e 25 de busca e apreensão contra 11 homens e quatro mulheres.
A investigação começou no final do mês de setembro desse ano, depois de um roubo ocorrido na cidade de Valinhos. Os cumprimentos dos mandados acontecem Osasco e na capital.
Segundo a polícia, essas pessoas estão envolvidas em um esquema de roubo de cargas e caminhões e sequestros de caminhoneiros em municípios dos estados de São paulo e Minas Gerais.
O grupo criminoso usava mulheres que se passavam por funcionárias de empresas interessadas na contratação de fretes, marcando pelo aplicativo o ponto de encontro. Mas quando os caminhoneiros chegavam no enedereço, eram surpreendidos por elas e os comparsas.
As vítimas eram rendidas de forma violenta, muitas vezes mantidas em cativeiro e amarradas. Eram ameaçadas de morte, enquanto realizavam saques e pix. A quadrilha exigia resgate aos familiares para liberação dos reféns.
Os investigados devem responder pelos crimes de associação criminosa, roubo, furto e extorsão mediante sequestro. As penas podem ultrapassar os 30 anos de prisão.