RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Gonet diz que Moraes tem ‘coragem cívica sem par’ e serve de baliza para sua atuação na PGR

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Aprovado pelo Senado Federal para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República), Paulo Gonet afirmou nesta quinta-feira (14) que a atuação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes servirá de guia para a condução do órgão que comandará pelos próximos dois anos.

“Se eu tenho uma boa experiência para me servir de guia na Procuradoria-Geral da República, eu recebi essa experiência daqui, da Justiça Eleitoral, especialmente de V.Exa., ministro-presidente [Alexandre de Moraes]”, afirmou Gonet em sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“O exemplo de uma postura intimorata em respeito aos valores democráticos, aos valores da ordem jurídica, uma coragem cívica sem par e um respeito absoluto ao ordenamento jurídico e sempre com os olhos voltados para o bem dos valores republicanos.”

Gonet disse ainda que Moraes “serve como baliza para sua atuação” na PGR. Segundo ele, “feliz” aquele procurador-geral da República que pode ter um modelo como o presidente do TSE.

As declarações de Gonet ocorreram após ele ser elogiado pelo ministro na abertura da sessão do TSE. Moraes disse que o novo PGR “reúne a coragem, seriedade, competência e lealdade institucional para chefiar uma das mais importantes instituições da República”.

Dirigindo-se a Gonet como “amigo”, o presidente da corte eleitoral disse ainda que a aprovação ao cargo foi “uma grande vitória de um botafoguense, que este ano viu uma vitória escapar pelas mãos, mas a mais importante vitória chegou ontem, de goleada”.

Gonet foi aprovado pelo Senado na noite de quarta-feira (13) para o comando da PGR. Recebeu 65 votos a favor e 11 contrários –houve uma abstenção.

Para ter seu nome ratificado, precisava do apoio de ao menos 41 dos 81 parlamentares, em votação secreta.

Antes do plenário, Gonet passou por sabatina e foi aprovado no começo da noite na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, onde recebeu 23 votos a favor e 4 contra.

MARCELO ROCHA E DÉBORA SABINO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS