SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Doze tripulantes de um cargueiro que naufragou na República Dominicana foram resgatados do mar por um navio de cruzeiro e pela USCG (Guarda Costeira dos EUA) na noite de quarta-feira (13).
O QUE ACONTECEU
O Carnival Vista, um dos navios de cruzeiro da Carnival Cruise, resgatou seis tripulantes, que estavam à deriva em um bote inflável, a aproximadamente 48 quilômetros ao norte de Puerto Plata, informou a USCG.
O órgão também se envolveu nas buscas e, horas depois, os outros seis tripulantes foram localizados. As cenas de resgate foram gravadas em vídeo por uma passageira do navio de cruzeiros, identificada como Tori Foster e, em um segundo momento, por membros da USCG.
Segundo o diário de bordo, o sistema de monitoramento do Carnival Vista recebeu um alerta de emergência quando o navio navegava em direção ao porto de Amber Cove, na costa norte da República Dominicana. O navio, que tem capacidade para aproximadamente 4.000 passageiros, partiu de Porto Canaveral, na Flórida, no domingo (10), para um cruzeiro de seis dias.
Os oficiais do navio de cruzeiro, sob a direção do Capitão Paolo Severini, alteraram o rumo da embarcação após receberem o alerta. Eles também auxiliaram o Centro de Operações da Frota da Carnival em Miami e a USGC.
Chegando à área do alerta, os oficiais do navio avistaram um bote salva-vidas. O navio de cruzeiro parou e a equipe resgatou os seis tripulantes.
Os oficiais souberam que outros seis tripulantes estavam desaparecidos e um helicóptero MH-60 Jayhawk foi enviado para o resgate e os seis tripulantes desaparecidos foram encontrados pendurados nos destroços do navio naufragado.
A equipe enviou um nadador para o resgate e içou os sobreviventes para o helicóptero. Eles foram transferidos para unidades médicas de emergência em Puerto Plata. Após o atendimento e a realização de exames, os sobreviventes passam bem e apresentam quadro de saúde estável, informou a USGC.
Redação / Folhapress