Morre Carlos Lyra, compositor histórico da bossa nova, aos 90 anos

Morreu na madrugada deste sábado (16) no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Carlos Lyra, parceiro de Vinicius de Moraes e outros artistas. A informação foi confirmada pela família por meio das redes sociais. Compositor de diversos sucessos como ‘Minha namorada’, ‘Sabe você”, “Coisa mais linda’ e ‘Primavera’, Lyra é considerado um dos melodistas mais inspirados da história da música brasileira.

 

Compositor Carlos Lyra durante show em São Paulo (SP, 1977) / Foto: Folhapress.

A esposa dele, Magda Pereira Botafogo, disse ao G1 que o compositor de 90 anos foi internado com febre na última quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Os exames realizados detectaram uma bactéria, mas a causa da morte não foi confirmada pelo hospital.

Lyra foi um dos grandes compositores do movimento chamado bossa nova.

O músico teve também função marcante na disseminação da cultura brasileira. Ele foi, por exemplo, um dos responsáveis por fundar o Centro Popular de Cultura, o CPC, da União Nacional dos Estudantes, em 1961.

Sua primeira composição foi “Quando Chegares”, em 1954. Posteriormente, suas músicas foram gravadas e interpretadas por João Gilberto, Elis Regina, Sylvia Telles, Astrud Gilberto, Nara Leão, Billy Eckstine, Brigitte Bardot e outros.

Confira alguns dos maiores sucessos de Lyra:

 

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS